domingo, 8 de outubro de 2017

TREMOR DE TERRA NO AGRESTE PERNAMBUCANO

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM BEZERROS PERNAMBUCO BRASIL 

No Agreste pernambucano neste domingo dia 08 de outubro de 2017 ,  teve um tremor de terra na região de Serra Negra, que localizada na cidade de Bezerros. O tremor foi registrado pelo período da madrugada, por volta das 4 horas e 13. Com baixa intensidade de apenas 1.9 e classificado como micro tremor. Mas, que deixou as autoridades em alerta. Teve um  acionamento dos responsáveis da  defesa civil da cidade.

Segundo informações passadas pelo Laboratório Sismológico da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( Estado vizinho de Pernambuco ) foi de baixa magnitude.  Não trouxe grandes prejuízos aos moradores da cidade e de cidades circo vizinhanças. Mesmo assim, foi uma surpresa hoje este fato. Não é costumeiro ver matérias relacionadas há tremores em Bezerros. Mas, sim em Caruaru. Mas, desta vez não foi o caso. Segundo o Laboratório de Sismologia ( LabSIS ) os laboratórios simbolológicos estão localizados em  Caruaru , Tacaratu no Sertão pernambucano, Rio Formoso, Na Zona da Mata Sul do estado. Em algumas cidades do Agreste são frequentes os abalos sísmicos por causa de falhas geográficas. Mas, que são de baixa intensidade .  

No ano de 2016 por exemplo 25 municípios pernambucanos sentiram tremores de terra. Em 2007 teve o maior tremor de terra registrado do estado, e o centro do abalo foi na cidade de São Caitano no Agreste pernambucano há 153 quilômetros do Recife, com magnitude de 3.8 na escala Richter. Os moradores que estavam localizados próximos do centro do abalo sísmico puderam sentir e logicamente ver os efeitos causados nos objetos e nas casa. Segundo relatos de alguns moradores da região metropolitana do Recife ( R M R ) relataram terem sentido o tremor. Mesmo estando numa distancia de aproximadamente 153 quilômetros da capital Recife. Pernambuco tem um histórico com tremores de terra por causa de uma falha geológica, que segundo especialistas é de aproximadamente 550 milhões de anos.  

O lineamento Pernambucano como é chamada está cortando o estado juntamento com  à Via Luiz Gonzaga. Em 2015 Caruaru sofreu um abalo de 3.3 nas áreas de divisa com à cidade de Bezerros também no Agreste pernambucano. Foram relatados danos e perdas materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário