sábado, 21 de outubro de 2017

PRAÇA JOAQUIM NABUCO : UM MONUMENTO DA ABOLIÇÃO NO RECIFE

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
A capital Recife como foi mencionada nas matérias anteriores tem muitos títulos. Veneza Brasileira, Cidade dos Baobás, Cidade com Mais Lendas Urbanas do Brasil, Cidade dos Namorados , Cidade dos Poetas e Cidade das Praças, são alguns dos títulos atribuídos há nossa capital.

Já fizemos matérias anteriormente mostrando algumas das praças do Recife. E desejamos que com o decorrer do tempo tudo der certo, faremos mais e mais matérias, para mostrar para vocês um pouco mais das belezas de nossa cidade. Mesmo sem possuímos patrocínio ou colaboradores. Até logicamente quando nos for possível. 
E mais uma das praças que lhes apresento hoje está localizada nas proximidades com a Casa da Cultura, A Ponte da Boa Vista e muitos pontos comerciais.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA PONTE DA BOA VISTA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL

Está em seu centro um monumento de um importante abolicionista pernambucano, de grande reconhecimento no Brasil e internacional. Com suas estatuas magnificas num ponto privilegiado para os turistas que trafegam na capital, vindos de outras cidades depois de chegarem de trem, a praça Joaquim Nabuco é de extrema importância pelo seu valor simbólico e histórico. Não só para Pernambuco. Mas, pra o Brasil. Homens que cansados de verem este lado obscuro e lamentável da nosso história, lutaram contra a tirania imposta por meio da escravidão.  Joaquim Nabuco tem sua grande importância contra esse nefasto sistema desumano que durou séculos no Brasil. E por sua grande contribuição no aspecto intelectual, literário e principalmente contra a escravidão, é mais do que merecido! ter sua história relembrada e retratada em uma praça em sua homenagem.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL

Nós pernambucanos temos muito orgulho de nosso heróis, que tanto contribuíram contra as tiranias nos impostas durante séculos. A escravidão, As imposições dos holandeses, e no século XX com sistemas de ditaduras, tentando implantar no Brasil  um regime genocida e escravista, vindo de outros países. Mas,  que  foi impedido por nosso heróis. E que até nós nosso dias nos defendem contra um sistema ditatorial, fantasiado democracia. E nossos cidadãos de bem, em cada canto do país  uniram-se contra uma  implantação definitiva de um regime ditatorial, que desde há década de 20 se infiltrou no Brasil.  E está humilde publicação é para homenagear cada um dos heróis de nossa história.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL







E para homenagear cada cidadão de bem e honesto. Nós brasileiros somos um povo trabalhador e apegados aos nosso valores familiares, as nossas amizades e ao país. E nossos heróis são um espelho, que reflete muitos dos valores que possuímos hoje. Estes valores nos foram deixados como herança trazida deste antes da chegada dos portugueses no Brasil. E foram estes valores, que ergueram  há Civilização Ocidental ao qual pertencemos e nos elevaram como cidadãos aos patamares que temos hoje.                                              

                                                                 HISTÓRIA  
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu durante o Brasil Império no ano de 1849 e faleceu em 1910. Lutou contra à escravidão, do qual ele mesmo sendo de afamilia nobre, não compactuava com o sofrimento imposto aos escravos. Se utilizando dos meios dos quais detinha como em seus escritos, e na politica, perseverou de maneira veementemente pelos menos afortunados, que tiveram suas liberdades e direitos individuais inexistentes e tolidos em vida. Em 1878 utilizando dos meios e acessos dos quais possuía, em fez com que seus ideais fossem ouvidos. Utilizou-se de campanha em prol da conscientização e da libertação dos escravos na Câmara dos Deputados. Tempos depois, já fundou a Sociedade Anti escravidão do Brasileira, do qual muitos dos seus escritos são relidos por sua importância como retrato de parte da história de nossa sociedade e seus ideais em sua época. Suas contribuições geraram frutos. E em 1888 foram responsáveis pela abolição da escravidão no Brasil. 
Faleceu em 1910 nos Estados Unidos da América em Washington. Mas, deixou seu legado no Brasil , antes de sair do país, depois da queda  do Brasil Império.  

                                                          PROXIMIDADES
Nas calçadas próximas da Praça Joaquim Nabuco temos os pequenos comércios e já tradicionais mercadinhos de vendas de peixes ornamentais. Esta atividade está localizada nas calçadas e tendo o mangue como cenário de fundo para os pequenos pontos comerciais. Muitos transeuntes que passam por elas aproveitam para admirar a variedade dos peixes e levar algum para seus aquários. Também possuem bancas de revistas, livrarias, lojas de moveis e eletros, taxes e pequenos comércios de alimentos como cachorros quentes, sanduíches,  saladas de frutas, caldos de cana etc. Também tem as 
paradas de ônibus, que circulam pela região metropolitana do Recife.    


Nenhum comentário:

Postar um comentário