quinta-feira, 5 de outubro de 2017

MISTÉRIOS DE PERNAMBUCO





O nordeste do Brasil é uma terra de grandes belezas e de grande diversidade cultural. Com povos vindos de diferentes lugares do mundo, e que deram suas contribuições no aspecto cultural e influenciaram em nosso idioma e tradições. Mas, também é uma terra de grandes mistérios, e de lugares com lendas e relatos de influencias históricas e materializadas dando mais veracidade aos acontecimentos.



Na capital pernambucana Recife, está há maior concentração de lendas urbanas do Brasil. Lendas contadas desde antes da colonização, passando pela chega dos portugueses, Holandeses e até nos nosso dias. Lendas como Cruz do Patrão, Garota do Mangue, Palhaço do Coqueiro e A Emparedada da Rua Nova etc estão entre algumas das muitas lendas do Recife. Mas, nas cidades do interior também contem lendas muito sombrias, macabras e aterradoras.




Não só por causa da frieza dos fatos. Mas , pela materialidade e evidencias deixadas nos locais. Muitos relatos contados por moradores falam de criaturas estranhas, que caminham nas serras e na Caatinga nordestina. Falam de animais mortos, pessoas que avistaram algo fora do convencional, algo fora das explicações simples, e que acabam criando novas lendas. Mas, que na verdade são evidencias factuais, de algo que acontece nesta região do Brasil.



Todos estes relatos ficariam na mera especulação, se não fosse as evidencias, números de testemunhas, pesquisas e materialidade das ocorrências, registradas por fotos, vídeos, testemunhas, amostras de materiais deixados nos locais etc. Algumas já possuem nomes populares entre os moradores da áreas rurais que em campos científicos, possuem suas próprias especificações. Algumas lendas como Lobisomem, Chupa Cabras, Bolas de fogo, Tochas de fogo, e até objetos voadores não identificados( Óvnis ou ufos do idioma inglês ) estão entre as muitas lendas, contadas nas cidades do interior nordestino. Algumas cidades de Pernambuco, tem algumas lendas que chegam trazer grande preocupação, para os menos desavisados e até os próprios moradores.



Alguns animais são encontrados mortos nas áreas rurais de maneira misteriosa. Os moradores nas noites anteriores não escutam barulhos, os cachorros não ladram e os animais os demais animais não manifestam um único ruido. Então, quando os moradores  levantam de suas camas na amanha do dia seguinte, tem uma visão aterradora.  Seus animais de criação como por exemplo ovelhas, bois e aves estão dilacerados. 


E pelas características físicas deixadas nas  vitimas, não se caracterizam como os predadores da região. Nas noites anteriores estavas muito escuras e silenciosa. Oque alimenta ainda mais o mistério das mortes de cabras, galinhas , patos e até cachorros dilacerados, em grande quantidade. Outro fato preocupante é que não acontece apenas em uma fazenda ou sítio. Mas, em varias do mesmo bairro ou cidades. E o mais intrigante é que são em grande quantidade e sem vestígios de sangue no local. Luzes misteriosas nas serras, montanhas , vales, rios , lagos , Caatinga e florestas.





Criaturas  incomuns da flora e fauna local e de aspecto aterrador, estão entre alguns dos mistérios de Pernambuco. Muitos acreditavam que com o avanço das tecnologias e avanços científicos, muitas lendas fossem ter uma explicação cientifica. E que estas supostas "superstições ", fossem ser derrubadas. Mas, muito pelo contrario. Com o decorrer do tempo, se sustentaram mais. E ganharam mais força. Justamente por falta de  explicações plausíveis e  sustentáveis cientificamente para tentar convencer os moradores, que algo meramente explicável teria acontecido. Os locais ficam marcados nos imaginários populares. E fica o mistério e as perguntas, o que aconteceu nos locais destes relatos, e fatos ocorridos ?.


Cidades que possuem serras e caatingas aos seus redores, estão entre as que mais tem relatos incomuns. Não nos cabe questionar a veracidade dos fatos. Mas, analisar cada caso de maneira lucida e sabendo que não teria motivos para pessoas humildes, simples e de boa índole mentir. Até porque , muitos são prejudicados financeiramente por causa das mortes de seus animais. Muitos abandonam o trabalho com as criações de animais, e isolam-se  em suas residencias nas noites. E logicamente ficando apreensivos e temendo algum ataque.


São tantos os casos, que algumas cidades acabaram depois de décadas e até séculos, atraindo os olhares de curiosos e pesquisadores. Que se interessaram em examinar de maneira voluntária. Ou seja sem fins lucrativos algumas ocorrências.  Cidades como Caruaru, Bezerros , Vitória de Santo Antão, Gravatá , Garanhuns, Quipapá entre  outras, que estão nas rotas dos maiores números de relatos e pequisas. 


Alguns de nosso amigos do Agreste pernambucano como por exemplo Adalberto Silva , Adalto Silva e Edson Tenório saem em suas pesquisas de campo, para analisarem alguns casos. São feitas por eles verificações das ocorrências, e possíveis explicações do que porventura teria ocorrido. Alguns dos casos ficaram marcados nas histórias das cidades e se popularizaram como lendas bem características do local. Tantos os moradores mais idosos como jovens relatam algo fora do comum. Mas, muitos preferem não mencionar nada e ficaram no anonimato para evitar possíveis constrangimentos.  Mas, até as TVs locais já estão abrindo oportunidades, para que estes relatos sejam  contados pelos moradores e abrindo oportunidades, para ouvir os que porventura desejem dar alguma explicação sobre os fatos. 




Independente de acreditarem ou não, Não se pode negar que estas ocorrências acontecem e continuaram acontecendo. E tudo isso faz com que o nordeste brasileiro seja mais interessante. Muitas cidades ao redor do mundo tem suas lendas e mistérios e porque nossas cidades e nossa região seriam diferente ? . E principalmente pois são baseadas em fatos muitas vezes verídicos. Não precisam acreditar. Mas, que existem muitas coisas que estão muito acima de nossas possíveis explicações.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário