Foto tirada por Francisco Monteiro da praça Maciel Pinheiro |
A capital Recife é conhecida por muitos títulos, como por exemplo : Cidade dos Baobás, Cidade dos poetas, Veneza Brasileira, Cidade com mais lendas no Brasil e cidade das praças.
Na cidade praticamente todos os bairros dispõem de uma ou mais praças, e geralmente arborizadas. Tanto nas áreas mais distantes do centro na zona sul como no UR 1, que possui em há sua disposição muitas ótimas praças , que os pais levam as crianças para passear, ouvir os diferentes cantos dos pássaros, levar os cachorros para brincarem aos ar livre, Conversar com amigos, ler um bom livro , se reunir com os amigos das igrejas, jogar dama ou xadrez etc. Mas, as praças na capital Recife, também tem grande valor histórico. Praças como o Marco Zero do Recife, Praça do Arsenal da Marinha, Praça da Republica, Faria Neves e muitas outras, mostram como o Recife é uma cidade que em sua história pensou na convivência social de seus moradores.
Muitas até os nossos dias servem como cenário para importantes pessoas do mundo literário pernambucano e Brasileiro. E uma dessas praças que vamos conhecer hoje por sua história, arquitetura , arredores e literatura é a Praça Maciel Pinheiro.
Foto tirada por Francisco Monteiro da praça Maciel Pinheiro |
Com seus bancos dos quais estudantes, muitos casais, universitários e transeuntes sentam todos os dias, há praça Maciel Pinheiro está localizada em um ponto privilegiado, da cidade do Recife. Com igrejas em suas proximidades, muitos pontos comerciais como restaurantes, lojas de calçados, ótimas livrarias a praça é um roteiro garantido, para quem desejo admirar o contraste da cidade com seus monumentos e as novas edificações.
Roteiro dos amentes da poesia e da história do Recife a praça é uma alternativa para conhecer diferentes momentos da história da cidade e á vida social do recifense. Muitos trabalhadores aproveitam o horário do almoço para descansar na praça, em quanto almoçam e conversar com os colegas de trabalho. Universitários encontram-se para revisar seus estudos e relaxar lendo um bom livro, e uma criança nascida na Ucrânia e que passou sua infância no bairro da Boa Vista na capital Recife daria sua contribuição na quando adulta na história da literatura mundial. Nascida na Ucrânia e veio com sua família para o Brasil em 1922 ela é uma das pessoas que residia nas proximidades da praça, e deu sua contribuição na literatura pernambucana e é reconhecida mundialmente. Entre suas obras literárias está A Hora da Estrela. Chegou na capital Recife do qual estudou e passou parte de sua infância depois que veio com sua família de Alagoas. Essa escritora que tem um monumento em sua homenagem na praça Maciel Pinheiro é a ucraniana Clarice Lispector.
Foto tirada por Francisco Monteiro do Monumento em memoria de Clarice Lispector |
Nenhum comentário:
Postar um comentário