terça-feira, 26 de dezembro de 2017

MARATONISTAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO NA SÃO SILVESTRE

Nesta semana natalina, foi realizada há tradicional corrida natalina da cidade de Bezerros, que está situada a 131 km da capital Recife no Agreste. Os atletas do Agreste, participaram da tradicional Corrida de Fim de Ano, no fim de semana e estarão na São Silvestre, que é realizada na cidade de São Paulo. É previsto que ocorrera, se não tiver mudanças no dia 31 de Dezembro de 2017. 


Bezerros não se destaca apenas por sua história, cultura e pelas paisagens. Mas, também por ser um povo acolhedor, trabalhador e muito esforçado. Os atletas Cristiano Soares Ailton Júnior e sua espota também atleta também irão para São Paulo. Nós do Blog Ver Pernambuco + ,desejamos que sejam vitoriosos e que tudo ocorra bem para os nossos atletas. 

Assinado: Francisco Monteiro

Fonte : Bezerros Hoje : http://bezerroshoje.ne10.uol.com.br/atletas-de-bezerros-vao-para-sao-silvestre/

Imagens do nosso amigo de Bezerros Adalberto Silva do canal Sobre Tudo TV  

sábado, 23 de dezembro de 2017

UM FELIZ NATAL PARA TODOS OS NOSSOS LEITORES

Imagens feitas por nosso amigo, do Agres pernambucano Adalberto Silva na cidade de Bezerros.

Desejamos que nossos leitores, tenham um ano maravilhoso e com muita prosperidade . Ficamos muito felizes, quando lemos as mensagens que nos são enviadas por nosso leitores. E sera uma honra se nossos leitores nos enviarem mensagens. Nós do blog Ver Pernambuco +,  queremos para os que desejaram logicamente, se apresentarem conhecer cada um de vocês leitores. Que tanto nos alegram com suas visitas, e estão em cada canto do mundo. Nos é de muito bom grado, sabermos que nosso humilde trabalho e missão, mesmo com dificuldades, estão sendo cumpridos. E neste ano de 2017, foram muitas as dificuldades. Muitas decepções, tristezas e muitas vezes nos faltou forças, para suportar as dores. Perdemos pessoas queridas, compromissos foram desfeitos, amizades que se afastaram, como um vento, do qual as lembranças pouco refletem o momento atual. Mas, mesmo assim, não perdemos o nosso foco.

Mudanças acontecem em muitos campos, dos quais estavam fora do nosso alcance, e coisas boas trouxeram um pouco de paz e estabilidade. Fizemos também muitos amigos. Muitos laços e alianças foram feitas e serão inesquecíveis. Novas vidas e sorrisos trouxeram luz, e um pouco de esperança ao mundo. Vimos as lagrimas de pessoas que nem conhecemos descerem por seus rostos. E ajudamos mesmo com nossas limitações. Mas,  nos compadecemos de suas dores e sentimentos e doamos do que tínhamos por nossos semelhantes. Pessoas uniram-se, por um bem maior. E no momento de grande tristeza ajudaram-se. Nas catástrofes naturais e momentos dos quais pouco tínhamos para oferecer, largamos de nossos apegos e pensamos mais no bem de nossos irmãos. Mas, mesmo com as dificuldades encontramos, forças nos sorrisos dos necessitados e nãos mãos dos que nos agradeciam.

Há fé não mostrou-se apenas algo filosófico ou superficial. Mas, sim uma força motriz, que nos levava ao ato de caridade e amor por nossos semelhantes. Nos preocupamos até, com aqueles que nem conhecemos e que moram em lugares distantes. Pois acima de tudo, somos humanos, e filhos de um pai , de uma força no universo, do qual herdamos semelhança e que cuida de cada um de nós. Perdemos muitos dos que amávamos, em pouco espaço de tempo. Um filho amado, uma parente que cuidava, um amigo verdadeiro e alguém do qual foi dedicado grande empenho.

Cada ser humano tem suas fraquezas, pequenos deslizes e também ótimos atributos. Mas, não devemos deixar que a humildade nos escora entre os dedos, e venhamos perder o temos que fazem outras pessoas felizes, em nossa companhia. Não devemos deixar, que à soberba sufoque oque temos de melhor em nós.

As batalhas interiores e duvidas foram muitas. Mas, com o tempo à sabedoria nos chegara. Desejamos felicidades plenas para nosso leitores.  Que seus mais verdadeiros, puros e virtuosos sonhos se realizem, e que tenhamos um 2018 muito abençoado. Estes são os desejos de todos do Blog Ver Pernambuco + para os nosso leitores, de todo o mundo. E seria uma grande honrados, se nos puderem enviar comentários, de que qualquer parte do mundo que vocês estejam. E lhes desejo um abençoado Natal e um prospero 2018.

Assinado : Francisco Monteiro

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

AVENIDA RIO BRANCO : UMA VIA DE PASSAGEM PELA CULTURA DE PERNAMBUCO

As ruas do Recife Antigo, são caracterizadas por seus prédios históricos e por serem vias que nos levam em um passeio pelas diferentes manifestações culturais do estado.

E uma avenida em especial, nos serve como uma rota histórica e gastronômica para diferentes lugares do Bairro do Recife Antigo e seus diferentes eventos culturais. Há Avenida Rio Branco é uma importante via, que nos dá acesso as diferentes ruas, praças , barres e nela é realizada durante o ano muitas festividades. Shows durante o período natalino e carnaval, são alguns dos exemplos que acontecem nela. E está mesma avenida, passou por uma reforma. Torando-se uma rota exclusiva para pedestres e possuindo em seus limites bancos , quiosques e bares, dos quais os turistas e moradores da cidade podem relaxar durante os fins de semana com amigos, familiares etc.  

Está reforma teve seu termino neste més de Dezembro de 2017.  O bloquei para alto moveis começou por volta de 2014. Hoje ela está com um novo aspecto. Com bancos e ganhou aspectos de um Boulevard. Nos términos dos trabalhos a via ficou mais larga. E tem aproximadamente 24 metros largura. Isso faz com que à mobilidade urbana dos que gostam e costumam se utilizar dela , seja mais agradável aos frequentadores e visitantes. Está não é a unica avenida na cidade do Recife fechada, para ser utilizada unicamente por pedestres. Mas, é a unica até o momento com estás características, logísticas e urbanísticas no Recife Antigo. 

RUA DA GUIA : UMA TRAVESSIA CULTURAL NO RECIFE ANTIGO

Em nosso blog mostramos um pouco da cidade do Recife. Seus bairros, Pontos turísticos, monumentos históricos e eventos culturais.

Mostramos um pouco da história do Recife Antigo e suas ruas. Alguns lugares da capital Recife São pouco mencionados ou são pouco pesquisados por pessoas que estão unicamente em busca de informações, pelos pontos turísticos. Nosso objetivo é, mostrar da melhor maneira que pudermos e com mais profundidade diferentes lugares dos quais visitamos.

Não temos como meta mostrar apenas algo superficial, sobre os lugares visitados. Não é apenas para um único publico. Nosso objetivo é, mostrar para qualquer pessoa que deseje de forma fidedigna, verdadeira e que tenha amor pela história, cultura e tradições de nosso país e estado conhecer mais e para quem por ventura deseje visitar ou residir no estado. Por este motivo, faremos na medida do que nos for possível, mostrar lugares pouco conhecidos e que muitas vezes pouco mencionados. E desejamos mostrar mais lugares distantes e pouco conhecidos.

Desejamos ir cada vez mais distante. Existem cidades maravilhosas localizadas na região Agreste e Sertão do estado, que desmistificam uma imagem propagada, que há região e o  estado fenômeno climático predominante seja à seca. E como infelizmente, até este momento não temos patrocínio e colaboradores, nos limitaremos apenas em mostrar a região metropolitana do Recife e parte do interior. E hoje mostraremos uma rua que serve como uma travessia, para diferentes lugares do Recife Antigo.


Esta lhes dá acesso a Praça do Arsenal e fica próxima da Rua do Bom Jesus, e que durante o carnaval , Feira Japonesa do Recife e domingos fica muito iluminada e demostrando bem os diferentes grupos culturais do estado. Esta rua do qual estamos mencionando é à Rua da Guia. Há Rua da Guia esta próxima do Passo do Frevo, Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal e Possui em seus trajetos muitos prédios e monumentos históricos.


Esta Rua fica mais bela durante as noites de domingo, durante o carnaval , e Feira Japonesa do Recife. Com muitas barraquinhas com alimentos, objetos para decoração, vestidos, luminárias e bijuterias.

quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

54 ANOS DE EMANCIPAÇÃO DAS CIDADES DE CUMARU E PASSIRA


Foto tirada por Francisco Monteiro em Passira Pernambuco Brasil
Nas cidades do interior de Pernambuco, encontra-se cidades maravilhosas. Com seus climas, relevos, cultura e um povo abençoado por Deus, que nos da orgulho de sermos pernambucanos.  E duas cidades localizadas a 88 e 110 quilômetros da capital pernambucana Recife, neste dia 20 de Dezembro de 2017 estão comemorando seus 54 anos de emancipação. Com um climas muito agradáveis, um povo acolhedor  e amante de nosso valores morais e culturais, e encontra-se as pequenas cidades de Cumaru e Passira.
Foto tirada por Francisco Monteiro em Cumaru Pernambuco Brasil 

Tanto em Passira como em Cumaru tenho grandes amizades. E é mais do que merecido que as duas cidade sejam lembradas neste dia. Parabéns Passira !!!, parabéns Cumaru !!!

Assinado : Francisco Monteiro

sábado, 21 de outubro de 2017

PRAÇA JOAQUIM NABUCO : UM MONUMENTO DA ABOLIÇÃO NO RECIFE

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
A capital Recife como foi mencionada nas matérias anteriores tem muitos títulos. Veneza Brasileira, Cidade dos Baobás, Cidade com Mais Lendas Urbanas do Brasil, Cidade dos Namorados , Cidade dos Poetas e Cidade das Praças, são alguns dos títulos atribuídos há nossa capital.

Já fizemos matérias anteriormente mostrando algumas das praças do Recife. E desejamos que com o decorrer do tempo tudo der certo, faremos mais e mais matérias, para mostrar para vocês um pouco mais das belezas de nossa cidade. Mesmo sem possuímos patrocínio ou colaboradores. Até logicamente quando nos for possível. 
E mais uma das praças que lhes apresento hoje está localizada nas proximidades com a Casa da Cultura, A Ponte da Boa Vista e muitos pontos comerciais.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA PONTE DA BOA VISTA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL

Está em seu centro um monumento de um importante abolicionista pernambucano, de grande reconhecimento no Brasil e internacional. Com suas estatuas magnificas num ponto privilegiado para os turistas que trafegam na capital, vindos de outras cidades depois de chegarem de trem, a praça Joaquim Nabuco é de extrema importância pelo seu valor simbólico e histórico. Não só para Pernambuco. Mas, pra o Brasil. Homens que cansados de verem este lado obscuro e lamentável da nosso história, lutaram contra a tirania imposta por meio da escravidão.  Joaquim Nabuco tem sua grande importância contra esse nefasto sistema desumano que durou séculos no Brasil. E por sua grande contribuição no aspecto intelectual, literário e principalmente contra a escravidão, é mais do que merecido! ter sua história relembrada e retratada em uma praça em sua homenagem.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL

Nós pernambucanos temos muito orgulho de nosso heróis, que tanto contribuíram contra as tiranias nos impostas durante séculos. A escravidão, As imposições dos holandeses, e no século XX com sistemas de ditaduras, tentando implantar no Brasil  um regime genocida e escravista, vindo de outros países. Mas,  que  foi impedido por nosso heróis. E que até nós nosso dias nos defendem contra um sistema ditatorial, fantasiado democracia. E nossos cidadãos de bem, em cada canto do país  uniram-se contra uma  implantação definitiva de um regime ditatorial, que desde há década de 20 se infiltrou no Brasil.  E está humilde publicação é para homenagear cada um dos heróis de nossa história.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL







E para homenagear cada cidadão de bem e honesto. Nós brasileiros somos um povo trabalhador e apegados aos nosso valores familiares, as nossas amizades e ao país. E nossos heróis são um espelho, que reflete muitos dos valores que possuímos hoje. Estes valores nos foram deixados como herança trazida deste antes da chegada dos portugueses no Brasil. E foram estes valores, que ergueram  há Civilização Ocidental ao qual pertencemos e nos elevaram como cidadãos aos patamares que temos hoje.                                              

                                                                 HISTÓRIA  
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu durante o Brasil Império no ano de 1849 e faleceu em 1910. Lutou contra à escravidão, do qual ele mesmo sendo de afamilia nobre, não compactuava com o sofrimento imposto aos escravos. Se utilizando dos meios dos quais detinha como em seus escritos, e na politica, perseverou de maneira veementemente pelos menos afortunados, que tiveram suas liberdades e direitos individuais inexistentes e tolidos em vida. Em 1878 utilizando dos meios e acessos dos quais possuía, em fez com que seus ideais fossem ouvidos. Utilizou-se de campanha em prol da conscientização e da libertação dos escravos na Câmara dos Deputados. Tempos depois, já fundou a Sociedade Anti escravidão do Brasileira, do qual muitos dos seus escritos são relidos por sua importância como retrato de parte da história de nossa sociedade e seus ideais em sua época. Suas contribuições geraram frutos. E em 1888 foram responsáveis pela abolição da escravidão no Brasil. 
Faleceu em 1910 nos Estados Unidos da América em Washington. Mas, deixou seu legado no Brasil , antes de sair do país, depois da queda  do Brasil Império.  

                                                          PROXIMIDADES
Nas calçadas próximas da Praça Joaquim Nabuco temos os pequenos comércios e já tradicionais mercadinhos de vendas de peixes ornamentais. Esta atividade está localizada nas calçadas e tendo o mangue como cenário de fundo para os pequenos pontos comerciais. Muitos transeuntes que passam por elas aproveitam para admirar a variedade dos peixes e levar algum para seus aquários. Também possuem bancas de revistas, livrarias, lojas de moveis e eletros, taxes e pequenos comércios de alimentos como cachorros quentes, sanduíches,  saladas de frutas, caldos de cana etc. Também tem as 
paradas de ônibus, que circulam pela região metropolitana do Recife.    


domingo, 8 de outubro de 2017

TREMOR DE TERRA NO AGRESTE PERNAMBUCANO

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM BEZERROS PERNAMBUCO BRASIL 

No Agreste pernambucano neste domingo dia 08 de outubro de 2017 ,  teve um tremor de terra na região de Serra Negra, que localizada na cidade de Bezerros. O tremor foi registrado pelo período da madrugada, por volta das 4 horas e 13. Com baixa intensidade de apenas 1.9 e classificado como micro tremor. Mas, que deixou as autoridades em alerta. Teve um  acionamento dos responsáveis da  defesa civil da cidade.

Segundo informações passadas pelo Laboratório Sismológico da da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( Estado vizinho de Pernambuco ) foi de baixa magnitude.  Não trouxe grandes prejuízos aos moradores da cidade e de cidades circo vizinhanças. Mesmo assim, foi uma surpresa hoje este fato. Não é costumeiro ver matérias relacionadas há tremores em Bezerros. Mas, sim em Caruaru. Mas, desta vez não foi o caso. Segundo o Laboratório de Sismologia ( LabSIS ) os laboratórios simbolológicos estão localizados em  Caruaru , Tacaratu no Sertão pernambucano, Rio Formoso, Na Zona da Mata Sul do estado. Em algumas cidades do Agreste são frequentes os abalos sísmicos por causa de falhas geográficas. Mas, que são de baixa intensidade .  

No ano de 2016 por exemplo 25 municípios pernambucanos sentiram tremores de terra. Em 2007 teve o maior tremor de terra registrado do estado, e o centro do abalo foi na cidade de São Caitano no Agreste pernambucano há 153 quilômetros do Recife, com magnitude de 3.8 na escala Richter. Os moradores que estavam localizados próximos do centro do abalo sísmico puderam sentir e logicamente ver os efeitos causados nos objetos e nas casa. Segundo relatos de alguns moradores da região metropolitana do Recife ( R M R ) relataram terem sentido o tremor. Mesmo estando numa distancia de aproximadamente 153 quilômetros da capital Recife. Pernambuco tem um histórico com tremores de terra por causa de uma falha geológica, que segundo especialistas é de aproximadamente 550 milhões de anos.  

O lineamento Pernambucano como é chamada está cortando o estado juntamento com  à Via Luiz Gonzaga. Em 2015 Caruaru sofreu um abalo de 3.3 nas áreas de divisa com à cidade de Bezerros também no Agreste pernambucano. Foram relatados danos e perdas materiais.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

MISTÉRIOS DE PERNAMBUCO





O nordeste do Brasil é uma terra de grandes belezas e de grande diversidade cultural. Com povos vindos de diferentes lugares do mundo, e que deram suas contribuições no aspecto cultural e influenciaram em nosso idioma e tradições. Mas, também é uma terra de grandes mistérios, e de lugares com lendas e relatos de influencias históricas e materializadas dando mais veracidade aos acontecimentos.



Na capital pernambucana Recife, está há maior concentração de lendas urbanas do Brasil. Lendas contadas desde antes da colonização, passando pela chega dos portugueses, Holandeses e até nos nosso dias. Lendas como Cruz do Patrão, Garota do Mangue, Palhaço do Coqueiro e A Emparedada da Rua Nova etc estão entre algumas das muitas lendas do Recife. Mas, nas cidades do interior também contem lendas muito sombrias, macabras e aterradoras.




Não só por causa da frieza dos fatos. Mas , pela materialidade e evidencias deixadas nos locais. Muitos relatos contados por moradores falam de criaturas estranhas, que caminham nas serras e na Caatinga nordestina. Falam de animais mortos, pessoas que avistaram algo fora do convencional, algo fora das explicações simples, e que acabam criando novas lendas. Mas, que na verdade são evidencias factuais, de algo que acontece nesta região do Brasil.



Todos estes relatos ficariam na mera especulação, se não fosse as evidencias, números de testemunhas, pesquisas e materialidade das ocorrências, registradas por fotos, vídeos, testemunhas, amostras de materiais deixados nos locais etc. Algumas já possuem nomes populares entre os moradores da áreas rurais que em campos científicos, possuem suas próprias especificações. Algumas lendas como Lobisomem, Chupa Cabras, Bolas de fogo, Tochas de fogo, e até objetos voadores não identificados( Óvnis ou ufos do idioma inglês ) estão entre as muitas lendas, contadas nas cidades do interior nordestino. Algumas cidades de Pernambuco, tem algumas lendas que chegam trazer grande preocupação, para os menos desavisados e até os próprios moradores.



Alguns animais são encontrados mortos nas áreas rurais de maneira misteriosa. Os moradores nas noites anteriores não escutam barulhos, os cachorros não ladram e os animais os demais animais não manifestam um único ruido. Então, quando os moradores  levantam de suas camas na amanha do dia seguinte, tem uma visão aterradora.  Seus animais de criação como por exemplo ovelhas, bois e aves estão dilacerados. 


E pelas características físicas deixadas nas  vitimas, não se caracterizam como os predadores da região. Nas noites anteriores estavas muito escuras e silenciosa. Oque alimenta ainda mais o mistério das mortes de cabras, galinhas , patos e até cachorros dilacerados, em grande quantidade. Outro fato preocupante é que não acontece apenas em uma fazenda ou sítio. Mas, em varias do mesmo bairro ou cidades. E o mais intrigante é que são em grande quantidade e sem vestígios de sangue no local. Luzes misteriosas nas serras, montanhas , vales, rios , lagos , Caatinga e florestas.





Criaturas  incomuns da flora e fauna local e de aspecto aterrador, estão entre alguns dos mistérios de Pernambuco. Muitos acreditavam que com o avanço das tecnologias e avanços científicos, muitas lendas fossem ter uma explicação cientifica. E que estas supostas "superstições ", fossem ser derrubadas. Mas, muito pelo contrario. Com o decorrer do tempo, se sustentaram mais. E ganharam mais força. Justamente por falta de  explicações plausíveis e  sustentáveis cientificamente para tentar convencer os moradores, que algo meramente explicável teria acontecido. Os locais ficam marcados nos imaginários populares. E fica o mistério e as perguntas, o que aconteceu nos locais destes relatos, e fatos ocorridos ?.


Cidades que possuem serras e caatingas aos seus redores, estão entre as que mais tem relatos incomuns. Não nos cabe questionar a veracidade dos fatos. Mas, analisar cada caso de maneira lucida e sabendo que não teria motivos para pessoas humildes, simples e de boa índole mentir. Até porque , muitos são prejudicados financeiramente por causa das mortes de seus animais. Muitos abandonam o trabalho com as criações de animais, e isolam-se  em suas residencias nas noites. E logicamente ficando apreensivos e temendo algum ataque.


São tantos os casos, que algumas cidades acabaram depois de décadas e até séculos, atraindo os olhares de curiosos e pesquisadores. Que se interessaram em examinar de maneira voluntária. Ou seja sem fins lucrativos algumas ocorrências.  Cidades como Caruaru, Bezerros , Vitória de Santo Antão, Gravatá , Garanhuns, Quipapá entre  outras, que estão nas rotas dos maiores números de relatos e pequisas. 


Alguns de nosso amigos do Agreste pernambucano como por exemplo Adalberto Silva , Adalto Silva e Edson Tenório saem em suas pesquisas de campo, para analisarem alguns casos. São feitas por eles verificações das ocorrências, e possíveis explicações do que porventura teria ocorrido. Alguns dos casos ficaram marcados nas histórias das cidades e se popularizaram como lendas bem características do local. Tantos os moradores mais idosos como jovens relatam algo fora do comum. Mas, muitos preferem não mencionar nada e ficaram no anonimato para evitar possíveis constrangimentos.  Mas, até as TVs locais já estão abrindo oportunidades, para que estes relatos sejam  contados pelos moradores e abrindo oportunidades, para ouvir os que porventura desejem dar alguma explicação sobre os fatos. 




Independente de acreditarem ou não, Não se pode negar que estas ocorrências acontecem e continuaram acontecendo. E tudo isso faz com que o nordeste brasileiro seja mais interessante. Muitas cidades ao redor do mundo tem suas lendas e mistérios e porque nossas cidades e nossa região seriam diferente ? . E principalmente pois são baseadas em fatos muitas vezes verídicos. Não precisam acreditar. Mas, que existem muitas coisas que estão muito acima de nossas possíveis explicações.  

PÁSSAROS DO NORDESTE DO BRASIL

Hoje quinta feira 05 de outubro de 2017 é dia dos pássaros. Estes animais que tanto alegram nossas vidas e trazem um pouco de harmonia, nas cidades. Nos bairros rurais e campos são símbolos da chegada das chuvas e são retratados nas músicas de Luiz Gonga, como por exemplo os clássicos da música brasileira Asa Branca e Assum preto que estão entre as músicas, que faram da crueldade de algumas pessoas com os animais silvestres e a relação de admiração e respeito do homem do campo com as aves.




Algumas pessoas dedicam parte de suas vidas para mostrarem as belezas naturais existentes ao redor de suas cidades e o comportamento de alguns animais. Na região metropolitana do Recife, ainda existe alguns pequenos trechos de Mata Atlântica, que servem como abrigos para muitas aves de pequeno porto.  Não são facilmente observadas. Mas, os moradores que tem disponibilidade de tempo e interesse podem relaxar ouvindo nos trechos mais silenciosos de suas cidades os pássaros cantando e suas rotinas e comportamentos.





As cidades tornaram-se também abrigos para aves silvestres como corujas , gaviões, carcarás , papagaios , Bem Te Vis ( Nome cientifico Pitangos Sulphuratos )  Canários e tantas outras. E um dos nosso amigos do interior de Pernambuco que mostra as aves e outros animais do Agreste pernambucano é Adalto Silva. Ele tem canais no You Tube mostrando as curiosidades do semi-árido brasileiro. Também tem vídeos de como ter uma boa convivência com as aves domesticas e deixa ótimas mensagens sobre como preservas algumas áreas onde estes animais vivem.




Na região Metropolitana do Recife em algumas cidades como nossa capital Recife, tem muitas praças que podem servir como um observatório, desses pequenos animais. Praças como 13 de Maio, Praça da República, Praça Faria Neves, etc. E nos bairros temos as alternativas de irmos por exemplo no Zoou Dois Irmãos, Nos bairros dos UR s  na região metropolitana sul que os moradores desfrutam nos fins de semana, da agradável companhia dos pássaros nas praças e quintais.



Nos bairros do distrito do Curado os moradores tem os pássaros como vizinhos em seus telhados, igrejas e quintais por causa de um trecho de floresta localizado nos arredores dos pequenos bairros , vilas, apartamentos e pequenos sítios. Já os moradores do Agreste , Sertão e Zona da Mata de Pernambuco tem mais contatos, e de maios abundancia com os nosso amigos de penas. Esperamos que lhes agradem as imagens de nosso amigo do Interior que faz esse belíssimo trabalho.


                                             VÍDEO ESPECIAL DO VER PERNAMBUCO +


segunda-feira, 3 de julho de 2017

PRAÇA MACIEL PINHEIRO : UM MONUMENTO HISTÓRICO E POÉTICO DA CIDADE DO RECIFE

Foto tirada por Francisco Monteiro da praça Maciel Pinheiro 


A capital Recife é conhecida por muitos títulos, como por exemplo : Cidade dos Baobás, Cidade dos poetas, Veneza Brasileira, Cidade com mais lendas no Brasil e cidade das praças.

Na cidade praticamente  todos os bairros dispõem de uma ou mais praças, e geralmente arborizadas. Tanto nas áreas mais distantes do centro na zona sul como no UR 1, que possui em há sua disposição muitas ótimas  praças , que os pais levam as crianças para passear, ouvir os diferentes cantos dos pássaros, levar os cachorros para brincarem aos ar livre, Conversar com amigos, ler um bom livro , se reunir com os amigos das igrejas, jogar dama ou xadrez etc. Mas, as praças na capital Recife, também tem grande valor histórico. Praças como o Marco Zero do Recife, Praça do Arsenal da Marinha, Praça da Republica, Faria Neves e muitas outras, mostram como o Recife é uma cidade que em sua história pensou na convivência social de seus moradores.

Muitas até os nossos dias servem como cenário para importantes pessoas do mundo literário pernambucano e Brasileiro. E uma dessas praças que vamos conhecer hoje por sua história, arquitetura , arredores e literatura é a Praça Maciel Pinheiro.
Foto tirada por Francisco Monteiro da praça Maciel Pinheiro 

Com seus bancos dos quais estudantes, muitos casais, universitários e transeuntes sentam todos os dias, há praça Maciel Pinheiro está localizada em um ponto privilegiado, da cidade do Recife. Com igrejas em suas proximidades, muitos pontos comerciais como restaurantes, lojas de calçados, ótimas livrarias a praça é um roteiro garantido, para quem desejo admirar o contraste da cidade com seus monumentos e as novas edificações.

Roteiro dos amentes da poesia e da história do Recife a praça é uma alternativa para conhecer diferentes momentos da história da cidade e á vida social do recifense. Muitos trabalhadores aproveitam o horário do almoço para descansar na praça, em quanto almoçam e conversar com os colegas de trabalho. Universitários encontram-se para revisar seus estudos e relaxar lendo um bom livro, e uma criança nascida na Ucrânia e que passou sua infância no bairro da Boa Vista na capital Recife daria sua contribuição na quando adulta na história da literatura mundial. Nascida na Ucrânia e veio com sua família para o Brasil em 1922 ela é uma das  pessoas que residia nas proximidades da praça, e deu sua contribuição na literatura pernambucana e é reconhecida mundialmente. Entre suas obras literárias está A Hora da Estrela. Chegou na capital Recife do qual estudou e passou parte de sua infância depois que veio com sua família de Alagoas. Essa escritora que tem um monumento em sua homenagem na praça Maciel Pinheiro é a ucraniana Clarice Lispector.
Foto tirada por Francisco Monteiro do Monumento em memoria de Clarice Lispector 



sexta-feira, 23 de junho de 2017

ALGUMAS CIDADES DO AGRESTE PERNAMBUCANO

O Agreste pernambucano, é uma terra com muitas mesorregiões, caracterizadas por seus climas variados, relevos, vegetação, aspectos culturais e lendas populares.

Cada cidade do Agreste possui suas próprias características econômicas, voltadas para o turismo religioso, as belezas naturais, as festividades e os polos econômicos como por exemplo: Feiras, centros de artesanato, centros para vigílias noturnas e de urnas, criação de gado , eventos campestres, tilhas, e acampamentos.



Nas cidades como Bezerros, Caruaru e Gravatá possuem ótimos polos de animação durante as festividades juninas. E nós do Ver Pernambuco + temos alguns amigos e parceiros que moram no Agreste que divulgamos o trabalho deles em nosso blog.  Por conterem um material de ótima qualidade, muito informativo e serem ótimas, nós recomendamos que visitem os canais deles.

Nós desejamos que o nosso trabalho possa ajudar muitas pessoas do estado que desejem assim como nós mostrar mais das belezas de Pernambuco. Nosso trabalho é voluntário. Ou seja, sem ajuda de custo, sem patrocínio ou colaboradores. E queremos dar continuidade ao trabalho para ajudar outros, divulgando o trabalho deles para que possam crescer mais e mais. E como nossos amigos do interior são ótimas , pessoas e apresentaram ótimos conteúdos sobre á região. Nós os ajudamos divulgando e eles também nos ajudam.

Nossos amigos Adalberto Silva e Adalto Silva tem ótimos canais no You Tube. Muito divertidos, com muitas informações sobre as festividades, as lendas e a belíssima natureza do Agreste, visitem seus canais.

Em Caruaru um dos pontos recomendados é o Alto do Moura. Onde está o maior centro de artes figurativas das Américas. Depois o Pátio de Eventos de Caruaru que reúne milhões de pessoas durante as festividades juninas. Também recomendamos o Museu do Barro que tem uma grande amostra de peças artesanais e de decoração.



Em Bezerros temos o polo localizado nas serras do Parque Serra Negra. Lá está o terceiro polo das festividades mais visitadas do Agreste Pernambucano. Em Serra Negra de Bezerros contem uma programação variada durante os dias de festa, do qual tem um frio as vezes abaixo de 15 graus, com muito forró, com artistas da região, uma comida tipica e a belíssima paisagem da Serra Negra como cenário natural para as festividades.


Bezerros está localizada á aproximadamente 114 km do Recife capital. É uma tipica cidade do Ageste pernambucano que possui muitos lugares belos pouco explorados, ainda para o turismo. Mas, que possuem grande potencial. Com suas ruas pavimentadas, muitos pontos comerciais, igrejas, e que fica em frente a BR 232, também chamada Via Luiz Gonzaga.

Bezerros é uma das ótimas alternativas para quem deseja investir no turismo, ou simplesmente morar num lugar tranquilo. Com suas casas com aspecto colonial e uma tradicional estrutura urbana tipica das cidades do interior Bezerros se potencializa na preservação das tradições tipicas do nordeste do Brasil.

Também durante os ano tem passeios no Parque Serra Negra, uma reserva florestal magnifica, que tem muitas pousadas, trilhas, vigílias o Centro de Artesanatos. Bezerros está em terceiro lugar como cidades para realizar vigílias no nordeste. Isso é decorrentes das lendas, e de possíveis avistamentos na Serra Negra e cidades próximas. A Serra Negra é uma área de grandes mistérios, que moradores afirmam ser um lugar de grandes mistérios e que coisas foram do comum são vistas por lá.

Bezerros também possui o terceiro foco se visitação do carnaval com os Papangus e por isso Bezerros também é chamada de a Capital dos Papangus do Agreste.


Em Bonito temos as belas cachoeiras, as trilas nas serras, as grutas, os rapes e uma belíssima natureza de transição entre a Zona da Mata Atlântica e o Agreste. Bonito está entre as principais cidades do estado de Pernambuco se tratando do turismo de aventura.


Com pousadas, chácaras, sítios, hotéis , pequenas casas e hospedarias Bonito é um dos lugares mais recomendados para os que desejam conhecer mais do estado e ver que o Agreste não é uma terra simplesmente composta por seca e improdutiva. Mas, que muito pelo contrario. O nordeste e especificamente a região Agreste é uma terra riquíssima culturalmente , em suas belezas naturais, em seus sotaques e culinária.  

Já em Gravatá que tem o titulo de Suíça Pernambucana, o clima agradável, os chalés, moveis rústicos, o chocolate quente, os vinhos, o Festival de Jazz, o forró e os passeios a cavalo são alguns dos muitos atrativos localizados na cidade.


Também possui importantes polos do turismo religioso, decorrentes de uma história de fé magnifica. Também possui um centro de artesanato, do qual tem muitas obras de decoração de vários artistas da região Agreste.

Em Sairé temos o Festival das Laranjas. Este festival é uma das festividades extremamente importantes no calendário das festividades da cidade, juntamente com as festas juninas. Também possui importantes centros de ensino nos cuidados com o meios ambiente e de tratamento de lixo e de centros de formações de artesões.

Em Cumaru possui um rico turismo religioso e de belezas naturais. Lá tem trilhas realizadas por motos nas áreas rurais da cidade, o Cristo localizado no mirante da cidade, a feste de Santa Terezinha, o Cumaru Feste que é o Carnaval fora de época da cidade e lindas serras ao seu redor, que dão uma belíssima visão aos moradores e visitantes.

Panelas temos o Festival Nacional de Jericos conhecido popularmente como a corrida de Jericos de Panelas. Panelas possui uma linda paisagem das serras e de sua vegetação composta em uma grande parte por gravatas amarelos. No mirante temos uma bela imagem do Agreste Pernambucano, que de lá pode ver outras cidades do Agreste e admirar este lindo cenário dado por Deus. Também possui muitas bicas, as festividades anuais como há Missa do Vaqueiro e o São João.


Em São Bento do Una temos a tradicional Corrida das Galinhas e o Museu de História natural. É uma cidade com um clima frio e acolhedor que recepciona todos os anos muitos turistas de diferentes lugares do Brasil para suas festividades. E São Bento do Una é uma cidade extremamente importante, por causa de suas criações de galinhas e por isso do festival.

Em Garanhos conhecida popularmente como A Cidade das Flores o turismo religioso, suas pousadas, suas festividades,  os belos jardins e o relógio feitos com flores são as principais cenas carateristas da cidade, além de um belíssimo por do Sol. É uma cidade muito acolhedora , romântica e que vale muito conhecer.


quinta-feira, 1 de junho de 2017

CATÁSTROFES EM PERNAMBUCO POR CAUSA DAS FORTES CHUVAS

O estado de Pernambuco no dia 28/ 05/ 2017 sofreu grandes perdas em muitas de suas cidades da zona da mata sul, Agreste e região metropolitana do Recife (R.M.R) decorrentes das fortes chuvas, que começaram pela madrugada de domingo. O alerta foi dado pela Agencia Pernambucana de Águas e Climas ( APAC ) que no dia anterior, ou seja no sábado, emitiu um alerta para que as cidades que são cortadas por rios , alertem seus moradores ribeirinhos, para que saíssem o mais rápido possível de suas residencias e levassem consigo seus familiares , animais e oque mais pudessem.  

Muitos caminhões com moveis, moradores indo ficar em casas de parentes, animais sendo relocados e pessoas subindo para lugares mais altos, se tornaram o reflexo do dia 28/ 05 /2017 e dos dias seguintes. 

Muitos dos moradores que tem residencias nas partes baixas das cidades, e nas proximidades com rios lagos e açudes, infelizmente não receberam o alerta atempo. Muitas cidades foram prejudicadas com percas humanas e materiais. Algumas represas do estado não suportaram o volume das águas e transbordaram. Os rios ultrapassaram os limites de suas margens e contenções.  Muitos moradores ficaram ilhados, outros infelizmente perderam suas vidas e muitas casas foram destruídas. 
Muitas cidades desapareceram cobertas por um grande rio de lama, entulhos trazidos de outras cidades e a eletricidade e o fornecimento de água potável foram cortado nos lugares afetados. Nos estados de Pernambuco e Alagoas, nas áreas de proximidades dos rios e com ruas mais baixas sentiram a fúria das águas. Depois de mais de 24 horas de chuva com chuva intensa e de um período de seca localizada na região Agreste e sertão. Algumas cidades ficaram isoladas. Devido o fato que pontes foram derrubadas pelas fortes correntezas e pistas ficaram em baixo das águas. Barreiras deslizarem obstruindo pistas e  grandes crateras foram abertas, por causadas do deslizamento e afundamento do solo. 

A barragem de Pirapama ficou com 83,15% mais cheia,a barragem de Duas Unas em Jaboatão chegou há 47 % mais elevada. Já a barragem de Jucazinho em Surubim ficou vazia. 

Cerca de 27 cidades se forem incluídas da região metropolitana do Recife tiveram grandes perdas. Algumas cidades já tinham sofrido em anos anteriores com as enchentes. Mas, infelizmente as catástrofes repetiram-se no estado. No ano de 2005 por exemplo, á cidade de Moreno que fica na região metropolitana sul ficou com metade da cidade em baixo das águas. Do lado esquerdo da cidade  seguindo para Vitória de Santo Antão, as ruas foram transformadas num grande rio de lama.  

Cidades como Amaraji, Afogados da Ingazeira, Água Preta , Barra de Guabiraba, Barreiros, Bezerros , Belém de Maria, Caruaru, Catende, Cortês , Cupira , Escada, Gameleira, Gravatá , Ipojuca , Jaboatão dos Guararapes , Joaquim Nabuco, Lagoa dos Carros, Lagoa dos Gatos, Panelas, Palmares, Ribeirão , Rio Formoso, Recife, São Benedito do Sul, Sirinhaém,  Xexéu Foram prejudicadas de alguma maneira pelas fortes chuvas que causaram desabamentos, mortes por quedas de barreiras ou afogamentos e perdas de patrimônios. 

Em Caruaru teve mortes causadas pelas fortes correntezas. A barragem fornecedora de água da cidade ficou cheia. E na manha da terça feira dia 30 de maio, foi encontrado o corpo de um homem que tinha sido arrastado pelas águas e foram 217 milímetros de água num único dia segunda a APAC . Já na capital Recife, no bairro de Dois Unidos, uma barreira caiu e matou duas pessoas da mesma família, que residiam na mesma casa. 

Em Gameleira as águas ficaram a cima de um metro, pois o rio transbordou e muitos moradores ficaram ilhados. Muitas casas ficaram cheias de lama, e algumas barreiras deslizaram. Muitos moradores perderam tudo e isso se repetiu em 2017 , pois já tinha acontecido anteriormente em 2010. 

Em Sirinhaém o fornecimento de eletricidade foi cortado e o de água. No bairro Porto da Madeira que está localizado em Gameleira no dia seguinte, os moradores retornaram para suas casas, para pegarem oque podiam e teve 36 barreiras caídas.  

Em Rio Formoso, que tem esse nome por causa do rio com o mesmo nome, os residentes na cidade ficaram reclusos. Por causa do rio que transbordou. A população se união, para trabalhar de maneira voluntária e forneceram comida aos moradores prejudicados pela enchente. As escolas foram utilizadas como um lugar da amparo e abrigo. Comida, água, materiais de higiene, de limpeza e roupas foram fornecidas ao moradores. O hospital da cidade ficou alagado e com muita lama e 10 mil pessoas foram prejudicadas na enchente. O exercito foi para a cidade montar um hospital de campanha, para ajudar a população que ficou num terreno as margens da via PE 60 . 

Em Palmares a população ficou desesperadas sem alimentos e mesmo dias depois, a cidade continuo alagada. E em Lagoa dos Gatos a cidade ficou isolada por causa da queda de uma ponte. 

Em Água Preta muitos moradores ficaram ilhados e se abrigaram na escola Padre Francisco. Em Catende as águas chegam em uma altura elevadíssima. Muitas residencias possuem primeiro andar. Mas, mesmo assim as águas chegaram a essa aos andares superiores das casas e a cidade ficou destruída pelas águas e foi decretado estado de EMERGÊNCIA.  

Em Barra de Guabiraba as casas cheias de lama e duas casas desabaram. Em Belém de Maria a cidade ficou coberta pelas águas.  

Em Jaboatão dos Guararapes foi a cidade da região metropolitana sul que receberam mais chuvas. Muitas escolas não tiveram aulas  casas caíram no Bairro de Cavaleiro , barreiras caíram e obstruiriam pistas e ruas ficaram alagadas e moradores ilhados. Em Jardim São Paulo no Recife o canal transbordou e muitos moradores ficaram ilhados e os transito nas estradas ficou parado.  Em São Benedito do Sul as águas chegaram á 2 metros de altura. Foram aproximadamente até o momento de 40 mil pessoas prejudicadas, 35 mil desabrigadas e 4 mortos . 

Os nordestinos são conhecidos no Brasil por serem muito patrióticos, solidários e unidos. Nós iremos superar mais esta adversidade com solidariedade , caridade, união, fé em Deus e em nossos conterrâneos.  Muitos postos de coletas de alimentos, roupas e etc, foram montados pelas igrejas, exercito, bombeiros e cidadãos que unidos mostram que os nordestinos são e estão mais unidos do que nunca.  
 Nós do Ver Pernambuco + agradecemos há cada cidadão, que doou seu tempo para ajudar aos necessitados neste momento de grande caos que muitos estão passando no estado.  

Nossos amigos Adalberto Silva e Adalto Silva da cidade de Bezerros, gentilmente nos permitiram mostrar seus vídeos em mais está matéria, para que nossos leitores vejam como ficou a cidade de Bezerros no dia 28/05/2017 e a equipe do blog Ver Pernambuco + colocara novas informações para lhes manter informados.  

terça-feira, 16 de maio de 2017

UMA HUMILDE HOMENAGEM DO VER PERNAMBUCO + AO DIA DAS MÃES E AO CENTENÁRIO DE FÁTIMA

Foto tirada por Francisco Monteiro no Morro da Conceição no Recife Pernambuco Brasil
Um dos pontos turísticos da cidade do Recife que tem grande importante, não é por causa de praias ao seu redor, não é por causa de eventos com bandas , não é por causa simplesmente de seu valor histórico, mas sim, por causa da fé do povo do Recife e de todo o estado de Pernambuco. O Morro da Conceição no Recife concentra todos os anos milhares de pessoas, de diferentes lugares do estado e da região nordeste. Muitos ônibus chegam todos os anos, com pessoas vindas de região metropolitana do Recife e do interior.

As para as celebrações começam antes do dia oficial do evento. E muitos vem para o morro pagar suas promessas e confraternizar de suas esperanças e fé com os seus irmãos. Neste més de Maio foi comemorado em todo o mundo o aparecimento de Nossa Senhora de Fátima, para as crianças em Portugal. E o Brasil que é um país de maioria cristã e católica, não seria diferente. Na  capital Recife e em muitas cidades do estado os católicos comemoram, juntamente com o a semana que se comemora o dia das mães, as duas datas . E muitos sobem o morro da Conceição para  homenagear suas mães e as revelações em Fátima.
Foto tirada por Francisco Monteiro no Morro da Conceição no Recife Pernambuco Brasil
Muitos vem fazer suas peregrinações pedindo graças, por seus entes queridos, por eles mesmos e desejando um ano novo renovador das forças e da fé.

Toda a equipe do Ver Pernambuco + parabeniza as mães de todo o mundo, todos os católicos e cristãos em geral por estas datas e feliz dia das mães e celebrações em homenagem a aparição em Fátima.

quinta-feira, 23 de março de 2017

DICAS DE COMO ESCOLHER UMA MORADIA E COMO SE DESLOCAR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE


Foto tirada por Francisco Monteiro no Bairro da Boa Vista na capital  Recife Pernambuco Brasil 

Muito obrigado aos nosso leitores, que acompanham o nosso humilde blog. O Ver Pernambuco + blog hoje é visitado em mais de 60 países. E graças a Deus, e a vocês nossos leitores, chegamos em vários lugares ao redor do mundo.

E como acreditamos que muitos dos leitores sejam brasileiros, morando fora do país, estrangeiros que gostam do Brasil e acompanham as nossas matérias e noticias por meio da internet , por meio de amigos e familiares que residem no Brasil. Nós decidimos fazer algumas matérias, para ajudar vocês a diminuírem um pouco as saudades de nosso amado país e estado.

E creditamos que muitos já pensaram, em morar aqui no estado. Ou já são brasileiros residentes fora do país, ou estrangeiros que conhecem pessoas que moram aqui. Devido essa junção de fatores..... decidimos a partir de hoje, dar dicas de como se deslocar pela região metropolitana do Recife e como escolher uma residencia. Essas dicas foram retiradas de pesquisas pessoais, pesquisas de campo realizadas pela equipe do Ver Pernambuco +  durante muitos anos e experiencias pessoais vividas por nossos integrantes, amigos e por muitas fontes em jornais, blogs e sites relacionados.

A região metropolitana do Recife é composta de 14 municípios. Distribuídos nas áreas do litoral e parte da zona da mata Pernambucana. E estas áreas, onde estão localizados os municípios são: Região metropolita norte, região metropolitana sul  e centro da região metropolitana.

Os municípios  são distribuídos em áreas com industrias, áreas rurais, litoral, zona de mata atlântica, zonas comerciais e muito urbanizadas, periféricas ou comunidades, vilas, altos ou morros, residenciais, pequenas comunidades, sítios e engenhos. E mesmo algumas cidades estando na região metropolitana, guardam alguns aspectos típicos do interior como por exemplo : Cavalgar em cavalos, andar de charretes, plantações e roçados, muitos trechos das cidades arborizados, rios, lagos, cachoeiras e passeios religiosos. E nas cidades com extrema urbanização e expansão territorial, a vida urbana não é tão voltada para as características campestres. Com exceção, de alguns bairros logicamente. Sendo assim, dependera logicamente  do modo de vida e perfil de personalidade de cada um julgar oque acredita ser melhor para si. Mediante sua tolerância e adaptação com o perfil de cada lugar. Os aspectos culturais, clima, trabalho, saúde e mais alguns temas são importantes. Antes e na hora de se efetuar uma compra de um imóvel.

E para facilitar nesta escolha e nos critérios de avaliação. Nós escolhemos alguns tópicos. Que talvez possam lhes ajudar, ou lhes guiar na hora de efetuar uma compra. Lembrado-se que, dependera unicamente de cada um! julgar oque é melhor para se mesmos. E nós só estamos sugerindo alguns aspectos, para serem avaliados na hora de fazer sua escolhas.

1. Distancia da cidade que pretende residir com                            relação ao Recife centro
 Muitas das das cidades da região metropolitana, possuem suas próprias características. E nem sempre, alguns produtos e serviços são facilmente encontrados nos respectivos bairros, das outras cidades. Por este motivo, muitos moradores de cidades com proximidades com o Recife, em vez de fazerem suas respectivas compras nos bairros que residem ou nas cidades próximas, preferem ir para o centro do Recife. Por motivos óbvios e ter mais alternativas, e variedades nos serviços e preços. E por possuir mais alternativas, de lojas, pontos comerciais variados, shoppings, transportes e opções de lazer.

Em bairros pequenos e com poucos pontos comerciais, alguns comerciantes julgam-se no direito de monopólio de preços de seus produtos e serviços. Isso faz com que os produtos sejam vendidos, por um preço superior ao de mercado. Isso direta e indiretamente, obriga aos consumidores residentes em bairros com esse aspecto infelizmente a aceitarem os preços impostos pelos comerciantes e preços infelizmente elevados. Mas, muitos não aceitam essa situação!. E preferem , se locomover para outros bairros, para só assim, comprar oque precisam. De vez de comprar no próprio bairro. Bairros que geralmente só existe um ponto comercial, para cada tipo de serviço e produtos, fazem constantemente isso. Mas, salientando: Nem todos os comerciantes concordam com essa forma de agir !.

Por exemplo um bairro que tem apenas uma padaria, uma farmácia, um super mercado, um salão de beleza, um bar e não tem feiras no bairro ou nas proximidades. Os comerciantes se aproveitam dessa realidade, de falta de concorrência e livre mercado, para colocar os preços elevados. Isso acontece muito em pequenos bairros, vilas e comunidades rurais.

2 . Distancia das cidades próximas da cidade que       pretende morar e como é a infraestrutura delas. 

Algo extremamente importante é saber e realmente conhecer como são as cidades nas próximas da que pretende morar. Este tipo de conhecimento, é importante. Dependendo de como ira se deslocar por sua cidade, em alguma eventualidade poderá trafegar nas outras cidades, tendo melhor conhecimento das rotas. E é  relevante dizer:  Que é bom conhecer as rotas por onde passam os ônibus, suas paradas em cada  cidade. Quais empresas de ônibus prestam serviços nelas,  cada pista e onde os levara, referenciais e localizações mais praticas e seguras, vários meios de retornar e rotas alternativas para retornar para casa. Também, para se avaliar como funciona o sistema de transporte, quais meios são mais viáveis na locomoção se tratando do valor das passagens , conforto, praticidade e quais são os meios mais usados e mais viáveis como por exemplo: Carros particulares, táxis, ônibus, metrô, trem, moto táxis, micro ônibus etc.

3. Como é o clima em cada cidade e como isso         influencia direta e indiretamente na economia,         transporte, moradia e atividades escolares.

Uma das melhores sugestões, antes de comprar um imóvel é: Verifique as condições da infraestrutura do imove e qual o real estado que ele se encontra no inverno. Esta sugestão é extremamente importante, na hora de escolher uma residencia para morar. Ou alugar. Fatores externos ao imóvel podem interferir direta ou indiretamente no valor da residencia e na sua qualidade de vida. E poderá lhe dar muita dor de cabeça! e arrependimento, depois que a compra for efetuada. Por mais estranho que possa parecer para muitos. Mas, o inverno é a melhor estação do ano, para escolher uma casa, ou outro tipo de moradia. Muitos dos problemas estruturais das residencias, como por exemplo : Goteiras, infiltrações, umidade e até trechos da rua, do bairro ou da cidade que alagam durante esta estação do ano.

Todos estes fatores climáticos interferem diretamente nos critérios de avaliação do real valor de mercado para o imóvel. E se os problemas não foram realmente graves, ou de perigo para a saúde e vida dos moradores, pode ser reavaliado o preço e renegociado por um valor um pouco inferior. Logicamente se o proprietário ou locatário assim desejar fazer. Vejam também, como a estação das chuvas interfere diretamente muio ou pouco no transito. Isso ira interferir de alguma maneira no seu deslocamento para o trabalho, buscar as crianças na escola ou nos passeios com seus amigos ou familiares. E se por ventura desejar abrir um ponto comercial, veja como as chuvas interferem no comercio e nas atividades escolares.

Todos estes fatores devem ser avaliados com muita cautela. Em alguns bairros da região metropolitana sul, como por exemplo o bairro de Cavaleiro em Jaboatão dos Guararapes, alguns bairros de Camaragibe região metropolitana norte e São Lourenço da Mata o transito fica mais lento. O comercio diminui um pouco e a circulação da clientela por causa de alguns trechos alagados, nas partes próximas dos rios e nas partes mais baixas das cidades.

4. Relação com vizinhos e os principais problemas               relatados sobre convivência  

Sugerimos que verifiquem os históricos das cidades próximas da que pretendem morar, verifiquem o histórico da cidade que pretendem morar, da rua, do trecho da rua, dos moradores, um pouco do histórico  dos proprietários antes da casa ser comprada e do próprio imóvel. Tudo isso, pode parecer Bobagem. Ou paranoia. Mas, estas dicas nos foi dada por diferentes pessoas, como o nosso amigo Leonardo M residente na região metropolitana sul ( R.M.R.S ).

Leonardo M quando optou, por morar numa casa com sua esposa e filha. Não avaliou estes pormenores. E se decepcionou muito depois.

Depois de uns meses morando em sua antiga residencia. As complicações com a localização da casa do qual residia e as dificuldades de convivência com seus vizinhos, se transformaram em algo insustentável. E as adversidades eram muito grandes. Frequentes perturbações causadas nos fins de semana e dias de folga, eram os principais desconfortos causados pelos vizinhos. Mas, quando foi morar na casa, acreditando ele que por mora numa casa grande, e esta perto dos familiares de sua esposa, teria um pouco de paz.

Muitos ingenuamento aqui costumam dizer o seguinte : Se eu estiver dentro de minha casa, pouco me importa com oque acontecer do lado de fora. Pois nada tira minha paz. Muitos arrependeram-se amargamente depois. E pagaram com a saúde. Tiveram posteriormente uma baixa na qualidade de vida, por pensarem de maneira despreocupada e relaxada, dando pouca relevância na avaliação de aspectos culturais e na relação com fatores comportamentais, de seus próximos.

Depois quando os fatores externos, interferiram diretamente na qualidade de vida, lhes tirando o sono, a paz e muitas vezes até o desejo de continuar morando no mesmo bairro. Muitos optaram por mudar, para lugares mais tranquilos e de preferencia com vizinhos morando longe de suas residencias.

Algumas pessoas estão tão habituadas a ouvirem o mesmo ritmo musical, em alto volume, em suas residencias. Que não sendo o suficiente. Levam seus aparelhos celulares com as mesmas músicas, para qualquer lugar. E colocam em alto volume. Isso traz um certo desconforto, principalmente em lugares públicos. Existem praças, parques e outros lugares que os moradores de diferentes cidades de região metropolitana frequentam, com o intuito de sair um pouco da rotina do dia adia e ter um pouco de paz .

Muitos vão para os parques levar as crianças para brincar,  passear com o cachorro, praticar esportes , ler um bom livro, conversar com os amigos, jogar dama ou xadrez e respirar um pouco de ar puro. E a ultima coisa que as pessoas no local estão desejando, é  ter uma pessoa lhes tirando a tranquilidade e a paz do momento.

 As músicas em alto volume tornam-se algo inapropriado e indesejado para aqueles que vão para lugares tranquilos. Ter um pouco de paz , silencio e tranquilidade nos momentos de lazer é para muitos uma questão de saúde publica. E o barulho pode se tornar algo como um instrumento de pratica de tortura psicológica. Levando muitos a terem problemas sérios de saúde . Barulhos constantes podem causar alguns problemas de saúde, como por exemplo: Perca de sono, perca de de apetite, irritabilidade frequente, perca de parte da audição, dores de cabeça e até problemas cardíacos. Infelizmente em muitos lugares esse mal abito, tornou-se algo socialmente aceitável. E pouco reprimido moralmente falando da parte de uma  parcela, que não se importando com o desconforto, que os mesmos causam as outras pessoas.

Vizinhos inconvenientes, desrespeitosos, deselegantes e pouco amistosos estão entre as principais queixas relatadas por  nosso amigos, e conhecidos.  Em muitos lugares da região metropolitana está é uma das grandes causadoras de inimizades e conflitos. Mas, vale muito apena lhes informar, que não é em toda região metropolitana, que isso acontece. Mas, infelizmente em alguns bairros da região metropolitana, isso não é uma raridade infelizmente. E infelizmente ainda hoje, se tem problemas entre vizinhos por causa do desrespeito com relação a privacidade dos demais. Em alguns bairros que os vizinhos moram a muitos anos e se conhecem, se tem um certo respeito. E evita-se criar problemas. E muitas vezes os causadores são pessoas novatas.

Em alguns bairros até mesmo numa simples festa de aniversário, os moradores tentam  incomodo o minimo possível. Para evitar desconforto, com os outros residentes do bairro. Por exemplo : No bairro do Curado 1 no distrito do Curado, que fica na divisa de Recife com Jaboatão dos Guararapes, os moradores geralmente respeitam, e preservam o silencio dos demais.  Quando de repente, em alguma rua, algum morador está trazendo um grande incomodo, e passando dos limites de tolerância para os mais antigos. Já sabem. Que se trata muito provavelmente de algum morador novato no bairro. A politica desses pequenos bairros, que é composto em sua maioria por evangélicos, católicos e outras denominações religiosas é de preservar a tranquilidade dos demais. lembrando, que existem algumas exceções.

5.      Transtornos referentes ao transporte e                          proximidades das residencias 

Alguns relatos contados por um dos nossos amigos chamado de Leonardo M que residia em Camaragibe, nos mostra as dificuldades de se morar distantes dos meios de transporte e de ter casas muito próximas umas das outras. As dificuldades se tratando do trajeto e deslocamento para o trabalho, tornaram-se um desgaste quase, que constante. Isso fazia com que Leonardo M sentisse que sua qualidade de vida estava sendo prejudicada. Desgastado pelas longas caminhada diárias nas idas para o trabalho, e o retorno para sua casa e as perturbações causadas pela ausência de tranquilidade e silencio nos dias de folga de seu trabalho, provocadas pelo volume elevado dos aparelhos de som de seus vizinhos. O pressionou de uma certa maneira, que o fazia arrepende-se, de morar no antigo bairro. E mais especificamente na sua antiga moradia.

Os problemas não estavam limitados ao desconforto, causado pelos vizinhos. Mas, também, especificamente com a localização de onde a antiga casa que Leonardo M  residia.  Com sua antiga residencia estando localizada num bairro distante e com muitas ladeiras, distantes da rodoviária e da estação de metrô de sua antiga cidade Camaragibe, e o mesmo trabalhava em Jaboatão dos Guararapes. A distancia do trabalho e poucos transportes, que circulavam em direção ao trabalho, os vizinhos inconvenientes e barulhentos, com aparelhos de som constantemente ligados desde logo cedo da manha até a noite em alto volume, no inverno o deslocamento até a sua antiga residencia tornava-se um grande sacrifício, os ônibus e de mais meios de transporte, trafegavam em ruas mais distantes e na avenida principal que era distante de sua residencia, transformarem-se depois de um tempo em algo muito desgastantes. Com todos esses complicadores, e as faltas de alternativas realmente viáveis para sua permanência no mesmo lugar,  influenciou em sua decisão de mudança para outra residencia.


     6. Problemas de convivência com outros                  inquilinos, com o locatário e estruturais 

Outros problemas se tratando das proximidades das residencias, é o perigo de incêndios, e os assédios constantes e perseguições por motivos políticos, ideológicos e até inveja. Estes relatos nos foram passados por um dos integrantes do blog Ver Pernambuco +  e um ex morador e amigo nosso. Que residia em Jaboatão dos Guararapes.

Quando mudou-se para uma pequena casa em Jaboatão dos Guararapes, Ivan Pessoa desconhecia o comportamento de alguns dos locatários, das residencias que morou. Infelizmente, esta é a realidade vivenciada por muitos. E varias pessoas nos  compartilharam seus relatos, de suas experiencias desagradáveis.  Barulhos logo cedo pela manha durante a semana e nos fins de semana, causados pelo proprietário, pessoas bêbadas sentadas com bebidas e com vocabulários vulgares nas entradas das residencias, problemas causados pelos proprietários por causa da demora na entregar das contas, assédios sofridos pelas esposas e filhas dos inquilinos por parte do locatário e outros inquilinos, problemas estruturais como infiltrações e goteiras no inverno, são algumas das  muitas complicações sofridas por quem aluga um  imóvel.

Alguns locatários de casas, quitinetes, pequenos apartamentos e cortiços, não enxergam os inquilinos como seres humanos. Mas sim, como meros meios de ter dinheiro no final de cada més. E infelizmente, um de nossos amigos sentiu isso na pele. E vivenciou fases muito ruins, quando residia em Jaboatão dos Guararapes que está a 14 quilômetros do Recife na Região metropolitana sul do Recife.

O relato de nosso amigo começa nos contando alguns problemas muito sérios. Que muitos não compartilham. E por muitas vezes, isso acaba por cair no esquecimento e desconhecimento. E novas vitimas são enganadas.

Os problemas se tratando de morar em residencias pequenas e desconfortais, transformasse em algo muito superficial. Se avaliarmos todo o contesto prejudicial, causados pelos que deveriam ter mais responsabilidades e comprometimento com suas moradias. As limitações da qualidade de vida, causadas por alguns proprietários de pequenos imoveis, é algo que muitas vezes supera, os limites de paciência e tolerância. E vai muito além, do desconforto de pagar todos os meses por uma moradia de má qualidade. E como alguns locatários infelizmente tratam seus inquilinos, como meros meios de manter seus sustentos e pagar suas contas. Poucos se importam, se de alguma maneira o inquilino está sendo prejudicado.

Quando se pensa em morar em uma casa , apartamento ou mesmo quitinete de aluguel , geralmente busca-se ter um pouco de paz e harmonia. Muitos dos que alugam apartamentos são estudantes, homens e mulheres solteiros, casais as vezes com filhos e com pessoas idosas. Mas, o ato que a principio lhes parecia ser bom, torna-se dependendo de quem for o locatário logicamente, um grande exercício de paciência.

Em um pequeno cortiço no bairro de Cavaleiro. Perto do lugar chamado de Baixa da Colina. Um dos nossos amigos do blog Ver Pernambuco +  passou por péssimos momentos. Morando das proximidades com uma estação de metrô, com o terminal de ônibus do bairro, com farmácias e outros pontos comerciais, alguns pensariam que ele não teria problemas sérios. Mas, tudo isso não significava, que a localização lhe trazia paz.

O antigo prioritário do cortiço era um homem muito problemático. Alguns ex moradores saíram de suas residencias, com no minimo queixas, referentes ao descaso do locatário dos imoveis. E até mesmo por causa de assédios e insultos, sofridos por eles.

O locatário constantemente irritava seus inquilinos. E queria que se submetessem e tolerassem suas atitudes desagradáveis, inconvenientes e arrogantes. Uma certa vez nosso amigo recebeu uma ligação a noite. Um colega de trabalho lhe pediu ajuda para levar os moveis para uma nova residencia que ia morar. Ele comprometeu-se em ajudar e prontamente levantou-se de sua cama. Viu que horas eram arrumou-se e saiu do pequeno comodo que residia. Então ele ouviu depois de trancar a porta o ex dono dos imoveis falar : Esse cara está saindo essa hora por quê ? A onde esse cara vai ?.  

Nosso amigo não deu muita importância, para oque ouviu. E saiu despreocupado para ajudar o colega de trabalho.

Aproximadamente uma hora depois ele retorna mudança. E quando estava em frente ao  único portão, que servia de entrada para todos os inquilinos e o proprietário...... descobriu que encontrava-se trancado. Este portão não costumava ser trancado. Era constantemente aberto por seus moradores independente da hora do dia ou da noite. Então nosso amigo se recordou, que ouviu aproximadamente uma hora antes, o proprietário fazendo comentários sobre a saída dele. Passou alguns minutos na rua se perguntando oque iria fazer ? Então tentou abrir o portão mesmo com dificuldade. E descobriu que foi colocada uma amarração improvisada. Que segurava o ferrolho. E nosso amigo tirou sua chave e conseguiu utiliza-se dela como uma ferramenta de corte. E então conseguiu entrar.  No dia seguinte quando nosso amigo estava saindo para o trabalho pela manha. O proprietário do cortiço o viu. E ficou com uma feição de surpreso, e que não estava acreditando que nosso amigo tinha conseguido entrar.

Não só foi este caso que aconteceu com  um dos ex morador do cortiço. Um casal que foi morar lá  no segundo dia tiveram problemas, com relação ao proprietário. Ele os recepcionou muito bem. Salientando que esta estrategia de abordagem de tratar bem os inquilinos, é algo muito utilizado por alguns locatários para ludibriar os novos moradores. O homem estava entrando em um processo de separação de sua ex esposa. E também estava se mudando de sua antiga residencia. Então procurou um lugar para se mudar, e levar seus moveis e sua nova esposa antes de receber uma indenização por uma residencia que que possuía e seria derrubada. Para a construção de uma estrada.

Estando no cortiço a dois dias. A atual esposa tinha lavado as roupas de casal, e o uniforme da empresa do qual o marido trabalhava. E precisava de um varal, para secar as roupas. Ela conversou com a esposa do dono do cortiço que explicou a mulher que se utilizava do varal que se encontrava na frente das casas. Mas, que ela poderia utiliza-se,  de um que estava mais a fundo, no corredor. Até ai tudo terminaria bem. Mas, quando a senhora colocou as roupas, o varal partiu e todas as roupas ficam sujas. Ela pacificamente foi conversar com o dono do cortiço sobre isso. E pedir a ele que gentilmente á ajuda-se, com um novo varal. Ele olhou para ela e falou: Se você está achando ruim pode se mudar !!!!! eu lhes devolvo o dinheiro do aluguel !!!!! A senhora ficou assutada e sem entender porque estava sendo tratada daquela maneira e aguardou até a noite seu esposo chegar para conversar com ele, e contar oque aconteceu.

No terceiro dia nosso amigo do blog abriu a porta logo cedo pela manha. Viu o  casal e lhes desejou bom dia. E a senhora falou com uma feição de tristeza : Estamos nos mudando hoje. E começou a relatar o ocorrido no dia anterior. Poucas horas depois chegou o caminhão de mudança, e nosso amigo ajudou o casal a colocar os moveis e se despediu. Meses depois, nosso amigo  mudou-se do cortiço para outra residencia.