quarta-feira, 25 de novembro de 2015

VER PERNAMBUCO + NAS FESTIVIDADES PERNAMBUCANAS E NACIONAIS 3   


AGOSTO 

                                     FESTA DE 3 DE AGOSTO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 


Esta festa é realizada em comemoração da vitória dos lusos brasileiros contra os holandeses no Monte das Tabocas. Se consta que apos as batalhas se via a figura de um homem idoso que cuidava dos feridos. Dai tempos depois foi feita uma capela em homenagem a São Antão. Vitória de Santo Antão esta localizada na zona da mata de Pernambuco a 47 km da capital Recife.  
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO BRASIL 
FESTA DE SÃO LOURENÇA
Festividade religiosa realizada na cidade de São Lourenço da Mata ainda na região metropolitana do Recife. É umas das festividades da região metropolitana que se destaca pela manifestação de fé dos moradores. Também contendo seu lado profano com Shows no pátio de eventos e com Barracas de alimentação. A festividade é realizada no dia 10 e a cidade de São Lourenço fica a 18 km da capital Recife.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM SÃO LOURENÇO PERNAMBUCO BRASIL

FESTA EM COMEMORAÇÃO A ASCENSÃO DE NOSSA SENHORA
Esta é uma das atividades religiosas que mais se destacam na zona da mata pernambucana. A festividade realizada pelos moradores da área rural, e urbana da pequena e simpática cidade de Pombos. A festividade é realizada no dia 15 no pátio de eventos e a cidade esta localizada a 73 km da capital Recife. Pode se chagar na cidade de Pombos pela BR 232 e fica depois de Vitória de Santo Antão.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM POMBOS PERNAMBUCO BRASIL 
SETEMBRO
FESTIVAL DAS FLORES DO ARTESANATO E MORANGOS DE GRAVATÁ
Gravata é a cidade com o segundo melhor mesoclima do mundo. Por esta localizada num ponto privilegiado do Agreste pernambucano, Gravatá é uma cidade de clima acolhedor , aconchegante e muito convidativo. Durante sua festividade os produtos de safra de morango e flores são vendidos por produtores rurais e comerciantes. A cidade esta a 79 km do Recife no Agreste pernambucano logo depois de cidade de Pombos e pode se chegar pela BR 232.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM GRAVATÁ PERNAMBUCO BRASIL 
ROMARIA PARA SÃO SEVERINO DOS RAMOS
Esta romaria é realizada por pessoas de todo o Brasil. É realizada de janeiro a setembro, para a capela  de Nossa Senhora da Luz, localizada na zona rural de Paudalho Pernambuco. Esta é uma festividade com missas, romarias e reflexões sobre os milagres que são relatados pelos fieis. São tantos os milagres relatados, que tiverem que fazer uma expansão da capela, para que os fieis colocassem objetos para mostrarem por assim dizer quais os milagres dos quais falavam.


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LUZ CONHECIDA TAMBÉM COMO CAPELA DE SÃO SEVERINO DOS RAMOS EM PAUDALHO  PERNAMBUCO BRASIL

A capela esta localizada num engenho de cana de açúcar. Hoje desativado o engenho Ramos. Conta se pelas tradições orais que os relatos dos milagres começaram no seculo 19, e se espelharam pela região. O município de Paudalho esta a 42 km do Recife capital e pode se chegar lá pela BR- 408

OUTUBRO

CORRIDA DE CARROS DE MÃO DE AMARAJI
Esta é mais uma das populares corridas existentes em Pernambuco. Mas apesar de ser mais uma corrida é a unica no estado dessa modalidade. A corrida é realizada no engenho Prata Grande em Amaraji na zona rural e zona da mata sul do estado. Com uma paisagem belíssima, cheia de bromélias e vegetação tipica da zona da mata sul de Pernambuco. A corrida ganha um atrativo a mais aos olhos do visitantes.Nesta pequena comunidade rural de grande hospitalidade e que preservam suas tradições são realizadas apresentações dos artistas da cidade. Recomendamos quem poder ir para Amaraji no més de outubro vá. Também poderá desfrutar de um clima muito agradável, das cachoeiras e de uma tipica comida regional. Amaraji esta localizada a 111 km do Recife.

FESTEJOS DE SANTA TEREZINHA EM CUMARU
Esta festividade começa pelo dia 22, com a missa e procissão da bandeira.  logo após quando chegar a noite é realizadas as atividades profanas com shows barracas com comidas bebidas e com parques de diversão para as crianças . A festividade termina no dia 31 de outubro e com ela muitas e ótimas recordações são levadas de quem teve o prazer de conhecer este Município.  Cumaru é um pequeno município pernambucano localizado no Agreste a 110 km do Recife. Seu nome é derivado de uma arvore que se encontra da praça principal da cidade e a arvore também se chama Cumaru. Vale muito apena conhecer esse município, de grande hospitalidade, de beleza natural e que é um dos lugares onde se é praticado o turismo religioso. Sendo realizada a romaria em sentido do mirante onde fica o Cristo de Cumaru.
A missa é realizada na paróquia de Santa Terezinha também em Cumaru.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM CUMARU DURANTE A FESTIVIDADE DE SANTA TEREZINHA EM PERNAMBUCO BRASIL 
NOVEMBRO

FESTA DA ESTAÇÃO DE GRAVATÁ
Esta festa é realizada na agradável e acolhedora cidade de Gravatá no Agreste pernambucano. Esta festividade é realizada no més de novembro e atraí muitas pessoas da região do Agreste e da R M R ( Região metropolitana do Recife ) que se deslocam para a cidade pela BR 232. Gravatá tem a tradição de fazer ótimos moveis e de receber muitos visitantes e artistas reginais e nacionais, que vão para a cidade fazer suas apresentações, peças teatrais, apresentações populares, danças, cortejos com uma maior valorização da cultura local ,de nossas músicas e uma ótima comida tipica, do nosso maravilhoso estado. Sejam nossos convidados, e venham  conhecer a aconchegante cidade de Gravatá no Agreste Pernambucano a 79 km do Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário