quinta-feira, 11 de julho de 2019

JUMENTOS NO NORDESTE DO BRASIL EM RISCO

Foto de Francisco Monteiro no Bairro da Mirueira ,na Cidade do Paulista ,Pernambuco Brasil

O jumentos é um dos animais,que representa o nordeste do Brasil. Este animal, não é nativo,deste região. Mas,se adaptou bem, aos climas,temperaturas,relevos e vegetação da região. Estes asininos parentes dos cavalos,foram  trazidos pelos colonizadores e com  alguns séculos, se espalhou por toda região, em inúmeras criações. 
Indispensável em lugares afastados, dos centros urbanos, para o trabalho no campo e locomoção. O jumento se tornou parte integrante, dos cenários das cidades nordestinas, nos interiores.

Séculos se passaram. E eles continuaram suas trajetórias, em diferentes lugares do nordeste. Mas, com o avanço das tecnologias e nos meios de locomoção, muitos dos jumentos estão passando por uma triste realidade. Nas últimas décadas do século XX , muitos jumentos foram abandonados por tutores,criadores etc. Sem rumo, muitos ficaram vagando pelas estradas do nordeste desnutridos,doentes e expostos as mais variadas adversidades. Muitos foram atropelados e causaram acidentes de transito,tanto de noite como dia.

Essa triste realidade já é o suficiente, para causar preocupação, em quem dirige pelas estradas do nordeste do Brasil e em quem gosta de animais. Mas, está situação para estes animais nas últimas décadas piorou. Alguns viram nesta  triste realidade, uma oportunidade para abrir mercado e ganhar dinheiro. Os jumentos começaram a ser abatidos, por abatedores e terem suas carnes vendidas para comércios na Asia. Essa infeliz situação, para estes animais,fez com que criadores,ONGs e cidadãos comuns se mobilizassem,para tentar proteger o máximo de animais que puderem.

Em diferentes cidades do nordeste ,foram criadas alternativas, para tentar salvar estes animais,de uma possível e futura extinção. Esses animais,são integrantes da nossa região e cultura. Por estes motivos,está tendo uma mobilização pela  preservação dessa especie. Na cidade de Panelas no Agreste Pernambucano, acontece a mais de 40 anos o Festival Nacional de Jericos. Esta foi uma das muitas alternativa criadas, para os produtores rurais e criadores, não abandonem os animais.

Fonte: Diário do Nordeste
 https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/pais/online/abandono-e-abate-poem-jumentos-sob-risco-no-nordeste-1.2122005?utm_source=facebook&fbclid=IwAR0yqj0Lu0XiZgYQEcbaBIkNcW2p7pIVavMtmTqobXWsGCmPeotggMWhyj4

E pessoal temos um projeto, de uma escola e estamos precisando de doações. Quem puder nos ajudar, não precisa ser necessariamente com dinheiro. Estamos recebendo como doação livros,estantes, prateleiras,cadeiras, mesas, quadros,livros e estamos em especial precisando do espaço físico. Se puderem nos ajudar, entrem em contato. Serão dadas aulas de :desenho,pintura, serigrafia, animação, noções administrativas,história geral, história do Brasil, história do nordeste, história de Pernambuco, inglês, francês, espanhol e libras. As aulas serão apenas nos sábados. Das 9 horas da manhã até as 17 horas. Muito obrigado aos que puderem ajudar e fiquem todos com Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário