quinta-feira, 11 de julho de 2019

JUMENTOS NO NORDESTE DO BRASIL EM RISCO

Foto de Francisco Monteiro no Bairro da Mirueira ,na Cidade do Paulista ,Pernambuco Brasil

O jumentos é um dos animais,que representa o nordeste do Brasil. Este animal, não é nativo,deste região. Mas,se adaptou bem, aos climas,temperaturas,relevos e vegetação da região. Estes asininos parentes dos cavalos,foram  trazidos pelos colonizadores e com  alguns séculos, se espalhou por toda região, em inúmeras criações. 
Indispensável em lugares afastados, dos centros urbanos, para o trabalho no campo e locomoção. O jumento se tornou parte integrante, dos cenários das cidades nordestinas, nos interiores.

Séculos se passaram. E eles continuaram suas trajetórias, em diferentes lugares do nordeste. Mas, com o avanço das tecnologias e nos meios de locomoção, muitos dos jumentos estão passando por uma triste realidade. Nas últimas décadas do século XX , muitos jumentos foram abandonados por tutores,criadores etc. Sem rumo, muitos ficaram vagando pelas estradas do nordeste desnutridos,doentes e expostos as mais variadas adversidades. Muitos foram atropelados e causaram acidentes de transito,tanto de noite como dia.

Essa triste realidade já é o suficiente, para causar preocupação, em quem dirige pelas estradas do nordeste do Brasil e em quem gosta de animais. Mas, está situação para estes animais nas últimas décadas piorou. Alguns viram nesta  triste realidade, uma oportunidade para abrir mercado e ganhar dinheiro. Os jumentos começaram a ser abatidos, por abatedores e terem suas carnes vendidas para comércios na Asia. Essa infeliz situação, para estes animais,fez com que criadores,ONGs e cidadãos comuns se mobilizassem,para tentar proteger o máximo de animais que puderem.

Em diferentes cidades do nordeste ,foram criadas alternativas, para tentar salvar estes animais,de uma possível e futura extinção. Esses animais,são integrantes da nossa região e cultura. Por estes motivos,está tendo uma mobilização pela  preservação dessa especie. Na cidade de Panelas no Agreste Pernambucano, acontece a mais de 40 anos o Festival Nacional de Jericos. Esta foi uma das muitas alternativa criadas, para os produtores rurais e criadores, não abandonem os animais.

Fonte: Diário do Nordeste
 https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/pais/online/abandono-e-abate-poem-jumentos-sob-risco-no-nordeste-1.2122005?utm_source=facebook&fbclid=IwAR0yqj0Lu0XiZgYQEcbaBIkNcW2p7pIVavMtmTqobXWsGCmPeotggMWhyj4

E pessoal temos um projeto, de uma escola e estamos precisando de doações. Quem puder nos ajudar, não precisa ser necessariamente com dinheiro. Estamos recebendo como doação livros,estantes, prateleiras,cadeiras, mesas, quadros,livros e estamos em especial precisando do espaço físico. Se puderem nos ajudar, entrem em contato. Serão dadas aulas de :desenho,pintura, serigrafia, animação, noções administrativas,história geral, história do Brasil, história do nordeste, história de Pernambuco, inglês, francês, espanhol e libras. As aulas serão apenas nos sábados. Das 9 horas da manhã até as 17 horas. Muito obrigado aos que puderem ajudar e fiquem todos com Deus.


CHUVAS FORTES NO ESTADO DE PERNAMBUCO

Durante o més de junho e começo de julho de 2019 tivemos,no Estado de Pernambuco e outros estados do nordeste brasileiro,uma alta intensidade das chuvas.

Cidades que tem rios, em suas proximidades, ou dentro, foram de alguma maneira prejudicadas. Outras prejudicadas apenas pelas chuvas e outras foram beneficiadas. Houveram, desabamentos de barreiras na Região Metropolitana do Recife, açudes,rios e lagos encheram durante as fortes chuvas e muitos lugares alagaram. Os corpos de bombeiros foram convocados, em muitos lugares,para os resgates das vitimas. Em apenas 6 horas, a Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Atlântica  parte do Agreste e sertão, tiveram um índice de chuvas, previstas para dez dias no Estado. Ou seja.Em apenas 6 horas choveu o que se aguardava, para dez dias!.

Os Estados de Alagoas,  Paraíba e Pernambuco receberam um alerta, por justamente estarem na rota de uma tempestade e frente fria, que se deslocou do Oceano Atlântico, para o nordeste brasileiro,entrando por estes 3 Estados. E por terem suas capitais e outras cidades próximas do mar e de rios, sofreriam com as  fortes chuvas. Pernambuco recebeu uma alerta, que o  Rio Capibaribe poderia subir, mais do que o previsto. Se este fato tivesse acontecido, Recife e outras cidades de Pernambuco, em áreas de relevos baixos, seriam cobertas pelas águas.

Dia 17/06/2019 foi emitido um alerta, para população ribeirinha dos municípios, de Gameleira e Ribeirão, na Zona da  Mata Sul de Pernambuco. O Rio Amaraji subiu de mais e atingiu a cota de Alerta, para os municípios. Isso significa , que os municípios corem o risco de enchentes. O Rio Amaraji, estava sendo monitorado em 24 horas das fortes chuvas.

Nos dias 16 e 17 de 06 de 2019 Em Vitória de Santo Antão na Zona da Mata Pernambucana, as escolas tiveram que mudar suas rotinas. As atividades,tiveram que parar, devido as infiltrações e salas de aulas alagadas.

No dia 28/06/2019 Foi dado um alerta, Pela Marinha do Brasil, que por causa dos
ventos fortes, a população mante-se distancia do litoral. As ondas,poderiam chegar a altura de 3 metros,devido os fortes ventos de 62 quilômetros por hora, atingindo as áreas costeiras. Pescadores,que são as principais pessoas,que colhem os frutos dos seus trabalhos no mar e rios, optaram por atracar suas embarcações, depois de receberem o alerta.

Fontes: NE 10 https://tvjornal.ne10.uol.com.br/por-dentro-com-cardinot/2019/06/28/ventos-fortes-podem-gerar-onda-de-3-metros-no-litoral-do-recife-172022?utm_source=fb-ne10&fbclid=IwAR0s3BJYWef44D9En6EEFSuyPBhRJj5JvdOUSK9QqU8lQtskdnOa0PDA8bE


Nossa Vitória :https://nossavitoriape.com/2019/06/chuva-suspende-aulas-da-rede-municipal-de-vitoria-imagens-retratam-situacao-caotica-em-escolas.html?fbclid=IwAR2VsZqMVysdvWt6q8LdGIF8WTEyHmJYZKqvzwqIBgWiBaEtfznu3-UAoSI

Portal PE 10 : https://portalpe10.com.br/noticias/31421/rio-amaraji-atinge-cota-de-alerta-e-areas-ribeirinhas-de-ribeirao-e-gameleira-tem-risco-de-enchente-diz-apac?fbclid=IwAR1WBZ2fAczvtn8rFMuU6CEyzysgRqGPgWxLo1WacYGPrlyWzubYHu8zMZs