Os moradores arrumas suas fantasias, os artesões suas mascaras, as crianças, jovens e idosos de rostos pintados, as faxadas das casas decoradas, as ruas enfeitadas, as pousadas e hotéis aguardando os turistas, os familiares agudando os parentes e amigos, os artistas treinando seus repertórios e os restaurantes no aguarde para atender os clientes. O carnaval, não tem importância apenas pela mera brincadeira anual. Mas, sim pelo aspecto econômico e cultural. E as varias atividades relacionadas as festividades carnavalescas, são diferentes e formando um todo no estado.
Antigamente destacavam se apenas as cidades da região metropolitana do Recife. Mas, as cidades do interior ganharam destaque pela constante busca dos turistas, por um lugar mais tranquilo,para brincarem e com seus amigos e parentes de aspecto mais familiar. Também muitos aproveitam esta temporada para descansarem da correria do trabalho, viajarem e reverem os amigos que moram em cidades distantes. Outros aproveitem está época festiva par ganharem um dinheiro extra vendendo bebidas, alimentos, fantasias e até brinquedos durante o carnaval. E algumas cidades se destacam por seus polos de animação.
ÁGUAS BELAS
ARCOVERDE
Arcoverde esta situada a aproximadamente 256 quilômetros do Recife no semiárido pernambucano, mais exatamente na divisa do Agreste com o Sertão. As comemorações realizadas em Arcoverde, são caracterizadas com aspectos tradicionais do Brasil colônia mostrando traços bem europeus, em suas vestimentas danças e caracteres. Também são mostradas figuras míticas e folclóricas, das tradições do nordeste do Brasil.
BELÉM DE SÃO FRANCISCO
Olinda e Recife são conhecidas pelo mundo por uma tradição trazida da Europa,e que já foi mostrada em nosso blog. Creio que os nosso leitores mais antigos sabem que estamos falando dos tradicionais Bonecos Gigantes. Mas, não é só Recife e Olinda que preservam essa tradição secular . Aproximadamente 488 quilômetros do Recife no Sertão esta Belém de São Francisco. Como em Recife e Olinda os bonecos levam os foliões para as ruas dançando ao ritmo do Frevo. Os foliões seguem os trios e bandas locais. Este tipo de trabalho artístico, faz com que os artesões locais tenham reconhecimento internacional, por preservarem uma tradição, que já está inserida no Brasil à séculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário