FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL |
Já fizemos matérias anteriormente mostrando algumas das praças do Recife. E desejamos que com o decorrer do tempo tudo der certo, faremos mais e mais matérias, para mostrar para vocês um pouco mais das belezas de nossa cidade. Mesmo sem possuímos patrocínio ou colaboradores. Até logicamente quando nos for possível.
E mais uma das praças que lhes apresento hoje está localizada nas proximidades com a Casa da Cultura, A Ponte da Boa Vista e muitos pontos comerciais.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA PONTE DA BOA VISTA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL |
Está em seu centro um monumento de um importante abolicionista pernambucano, de grande reconhecimento no Brasil e internacional. Com suas estatuas magnificas num ponto privilegiado para os turistas que trafegam na capital, vindos de outras cidades depois de chegarem de trem, a praça Joaquim Nabuco é de extrema importância pelo seu valor simbólico e histórico. Não só para Pernambuco. Mas, pra o Brasil. Homens que cansados de verem este lado obscuro e lamentável da nosso história, lutaram contra a tirania imposta por meio da escravidão. Joaquim Nabuco tem sua grande importância contra esse nefasto sistema desumano que durou séculos no Brasil. E por sua grande contribuição no aspecto intelectual, literário e principalmente contra a escravidão, é mais do que merecido! ter sua história relembrada e retratada em uma praça em sua homenagem.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL |
Nós pernambucanos temos muito orgulho de nosso heróis, que tanto contribuíram contra as tiranias nos impostas durante séculos. A escravidão, As imposições dos holandeses, e no século XX com sistemas de ditaduras, tentando implantar no Brasil um regime genocida e escravista, vindo de outros países. Mas, que foi impedido por nosso heróis. E que até nós nosso dias nos defendem contra um sistema ditatorial, fantasiado democracia. E nossos cidadãos de bem, em cada canto do país uniram-se contra uma implantação definitiva de um regime ditatorial, que desde há década de 20 se infiltrou no Brasil. E está humilde publicação é para homenagear cada um dos heróis de nossa história.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA PRAÇA JOAQUIM NABUCO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL |
E para homenagear cada cidadão de bem e honesto. Nós brasileiros somos um povo trabalhador e apegados aos nosso valores familiares, as nossas amizades e ao país. E nossos heróis são um espelho, que reflete muitos dos valores que possuímos hoje. Estes valores nos foram deixados como herança trazida deste antes da chegada dos portugueses no Brasil. E foram estes valores, que ergueram há Civilização Ocidental ao qual pertencemos e nos elevaram como cidadãos aos patamares que temos hoje.
HISTÓRIA
Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo nasceu durante o Brasil Império no ano de 1849 e faleceu em 1910. Lutou contra à escravidão, do qual ele mesmo sendo de afamilia nobre, não compactuava com o sofrimento imposto aos escravos. Se utilizando dos meios dos quais detinha como em seus escritos, e na politica, perseverou de maneira veementemente pelos menos afortunados, que tiveram suas liberdades e direitos individuais inexistentes e tolidos em vida. Em 1878 utilizando dos meios e acessos dos quais possuía, em fez com que seus ideais fossem ouvidos. Utilizou-se de campanha em prol da conscientização e da libertação dos escravos na Câmara dos Deputados. Tempos depois, já fundou a Sociedade Anti escravidão do Brasileira, do qual muitos dos seus escritos são relidos por sua importância como retrato de parte da história de nossa sociedade e seus ideais em sua época. Suas contribuições geraram frutos. E em 1888 foram responsáveis pela abolição da escravidão no Brasil.
Faleceu em 1910 nos Estados Unidos da América em Washington. Mas, deixou seu legado no Brasil , antes de sair do país, depois da queda do Brasil Império.
PROXIMIDADES
Nas calçadas próximas da Praça Joaquim Nabuco temos os pequenos comércios e já tradicionais mercadinhos de vendas de peixes ornamentais. Esta atividade está localizada nas calçadas e tendo o mangue como cenário de fundo para os pequenos pontos comerciais. Muitos transeuntes que passam por elas aproveitam para admirar a variedade dos peixes e levar algum para seus aquários. Também possuem bancas de revistas, livrarias, lojas de moveis e eletros, taxes e pequenos comércios de alimentos como cachorros quentes, sanduíches, saladas de frutas, caldos de cana etc. Também tem as
paradas de ônibus, que circulam pela região metropolitana do Recife.