Foto tirada por Francisco Monteiro dos Papangus de Bezerros Pernambuco Brasil |
Nós do do blog Ver Pernambuco + fizemos uma longa viagem, pelo estado de Pernambuco. Percorremos longas distancias. Desde o Marco Zero do Recife. Até o semiárido do estado. Percorremos as cidades com alguns dos carnavais mais tradicionais. Para mostrar a vocês, um pouco do nosso carnaval.
Foto tirada por Francisco Monteiro no Marso Zero do Recife dos Caboclos de lanças de Condado |
Mesmo com limitações financeiras, faltas de incentivos, poucos recursos, nenhum apoio de empresas privadas ou publicas e muito sacrifício, conseguimos cumprir parte de nossa missão. Agradecemos muito aos moradores de cada cidade, por toda hospitalidade e generosidade para conosco. Alguns dos nosso amigos como por exemplo da cidade de Bezerros Adalberto silva e Adalto Silva, conhecido como Adalto Aventureiro, que nos recepcionaram muito bem, e com grande hospitalidade. E gradeço aos moradores e turistas das demais cidades, que foram muito simpáticos nos recebendo e nos passando informações.
Foto tirada por Francisco Monteiro do Galo da Madrugada no Recife Pernambuco Brasil |
Iniciamos como foi dito anteriormente no Recife. Mais exatamente no Marco Zero. Depois, caminhamos pelas ruas e praças do Recife antigo, observando os polos carnavalescos. Depois fomos para o berço do Frevo que é o bairro de São José e depois fizemos uma caminhada até a ponto Duarte Colho e vimos o maios representando do carnaval do Brasil o Galo da Madrugada.
Foto tirada por Francisco Monteiro em Olinda Pernambuco Brasil |
Depois saímos do Recife Antigo. E pegamos a estrada e seguimos para o segundo polo cultural do estado, a cidade de Olinda, que está a uns 7 quilômetros do Recife. Em Olinda tivemos uma visão privilegiada do Alto da Sé, percorremos as tradicionais ladeiras, vimos os blocos troças e muitos homens, mulheres e crianças fantasiados.
Foto tirada por Francisco Monteiro dos Bonecos Gigantes no Recife Antigo Pernambuco Brasil |
Seguimos depois viagem, para o distrito do Curado. Que está localizado na divisa de Recife, com Jaboatão dos Guararapes, ainda na região metropolitana do Recife. E lá vimos os pequenos blocos formados por amigos, familiares e demais moradores dos bairros que compõem o distrito. Os blocos no distrito do Curado são formados em uma parcela por bandas do próprios moradores e de outros bairros e cidades e um dos ritmos predominantes não são os tradicionais como Frevo, Maracatu, Ciranda e demais etc. Mas, sim de bandas de Brega. Por isso é de se estranhar que nessa região o frevo muitas vezes só seja tocado ( salientando que não é obrigatoriamente em todo o distrito do Curado ) em aparelhos de som e nas casas do moradores. E não por bandas locais, composta por aparelhos de sopro e percussão.
Foto tirada por Francisco Monteiro no distrito do Curado Pernambuco Brasil |
Foto tirada por Francisco Monteiro em Vitória de Santo Antão Pernambuco Brasil |
Seguindo viagem fomos para Bezerros, no agreste pernambucano. E chegando lá, vimos os tradicionais Papangus. Uma tradição com mais de 130 anos, de homens mulheres e crianças fantasiados de personagens do mais diversos tipos, comendo o angu,( comida tradicional feita de milho também muito consumida durante o São João) .
Fomos muito bem recepcionados pelos moradores de Bezerros, e pelos amigos e também moradores Adalberto e Adalto Silva, que fazem um ótimo trabalho de divulgação mostrando as belezas da cidade de Bezerros com vídeos sobre a cultura, belezas naturais, história e lendas do agreste pernambucano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário