terça-feira, 20 de maio de 2014

UMA CAMINHADA PELA HISTÓRIA DO RECIFE ANTIGO

Caminhamos pela história, pela cultura e tradições do maravilhoso estado de Pernambuco. Como em toda
Foto tirada por Francisco Monteiro da Ponte Maurício de Nassau.

viagem, nos dirigirmos em sentido do lugar mais obvio, para começar esta jornada. Nos encaminhamos ao Recife Antigo. Que lá esta, o ponto inicial de todos as referencias, para nos deslocarmos em todo o estado. Para chegarmos até lá, caminhamos pela ponte mais antiga, e que um dia já foi a maior das Américas a ponte Maurício de Nassau.
Foto tirada por Francisco Monteiro do Marco Zero do Recife vendo em sua pespe quitiva no fundo a avenida Rio Branco PE.

Depois de termos a atravessado, chegamos na avenida Rio Branco. Já no Bairro do Recife. Caminhamos alguns metros observando a linda arquitetura, da época colonial brasileira, e chegamos na praça Rio Branco. Onde esta Localizado o Marco Zero do Recife, o monumento do Barão do Rio Branco e a Casa do Artesanato de Pernambuco.
Foto tirada por Francisco Monteiro na praça Rio Branco em frente ao monumento do Barão do Rio Branco e Casa do Artesanato de Pernambuco.

Fizemos uma visita na Casa do Artesanato, e depois fomos ao pátio de esculturas do artista Francisco Brennand.
Foto tirada por Francisco Monteiro no Pátio de esculturas de Francisco Brenannd no Recife visto ao fundo as torre Gemias.
E observamos um pouco o oceano Atlântico, e caminhamos ao forte localizado no caminho de pedras nas proximidades com o pátio.
Foto tirada por Francisco Monteiro dos trilhos dos bondes na Praça Rio Branco tendo a Casa do Artesanato na pespe quitiva do lado direito no Recife PE.



Foto tirada por Francisco Monteiro da Casa do Artesanato de Pernambuco na praça Rio Branco no Recife Pe


Voltamos e nos dirigirmos para a Rua do Bom Jesus. E admiramos a bela arquitetura, as arvores lindas do lugar, o monumento de Antonio Maria, e os trilhos dos antigos bondes, que existiam na cidade do Recife. Vimos a sinagoga mais antiga das Américas, que esta localizada na Rua do bom Jesus.
Foto tirada por Francisco Monteiro na Rua do Bom Jesus durante a Feira Japonesa do Recife vista ao fundo a sinagoga Kahal Zur Israel no Recife PE.

Caminhamos apenas alguns metros, e chegamos ao museu do Céu Aberto do Recife. E de pois fomos para praça do Arsenal da Marinha, descansar um pouco, observando o chafariz, as arvores e sentindo o vento vindo o oceano.
Foto tirada por Francisco Monteiro do Museu  Céu Aberto no Recife PE.

Caminhamos novamente e chegamos enfrente a torre Malakoff. Um belo monumento existente neste trecho de nossa jornada.

Retornando sentido lado direito do Recife Antigo, vamos para a rua onde é conhecida como a mais boemia do Recife Antigo, a Rua da Moeda. E vimos o Monumento Chico Science e caminhamos em frente sentido Rua Madre de Deus.


 Chegando lá vimos uma belíssima, igreja que em seu nome já mostra a fé dos moradores do Recife. Esta é a igreja Madre de Deus.

Foto tirada por Francisco Monteiro do monumento de Acenso Ferreira no Recife PE.

A penas a alguns metros, chegamos ao Paço Alfândega. E vimos o rio Capibaribe, o Obelisco em homenagem aos Heróis de Pernambuco, e o monumento do poeta  Acenso Ferreira. Depois fizemos uma caminhada.....
Foto tirada por Francisco Monteiro da igreja Madre de Deus na esquerda e Paço Alfândega na direita no Recife PE.





voltando sentido lado esquerdo do Recife Antigo. E seguimos para o forte do Brum, no bairro com o mesmo nome.

Foto tirada por Francisco Monteiro no Obelisco no Recife Bairro do Recife  PE

Passamos por galpões, industrias e pela prefeitura do Recife. Chegamos ao museu militar Forte do Brum. Que é uma antiga herança histórica, dos portugueses e holandeses em Pernambuco. E uma forma materializada da demostração da bravura, do povo pernambucano.












 





Saímos do forte maravilhados, com sua bela arquitetura, e com a história contida e respirada. Caminhamos sentido nos orgulhosos, por nascermos e morramos no estado de Pernambuco .



FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO FORTE DO BRUM NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL

 Depois nos dirigirmos para a ponte do Limoeiro. Para de lá observar o lugar considerado o mais sinistro do Recife, e um dos mais macabros de Pernambuco.
Passamos pelo porto do Recife, pedindo autorização aos seguranças e chegamos no lugar que dizem ser o mais mal assombrado do Recife, a Cruz do Patrão.

 
 


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA CRUZ DO PATÃO NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 

Terminamos nossa jornada pelo Recife Antigo. Mas ,continuaremos uma nova jornada aguardem . Pois em breve, iremos para outras cidades da região metropolitana, zona da mata, Agreste e Sertão no interior do estado de Pernambuco. Fiquem todos na santa paz de Deus .        


Se vocês gostam de nosso trabalho, e gostariam de serem nossos colaboradores ou patrocinadores nos enviem um e mail, ficaremos muito felizes em responder lhes.

francisco.explorador.pe@gmail.com

quarta-feira, 14 de maio de 2014

FORTE DO BRUM : UM MONUMENTO DA BRAVURA DO POVO PERNAMBUCANO

Foto tirada por Francisco Monteiro do Forte do Brum no Recife PE.
Fizemos uma caminhada pelo Recife antigo visitando e conhecendo um pouco melhor cada parte da história de um passado de bravura e coragem de nosso povo. Quem admira, e conhece a história de Pernambuco, sabe o quando o povo pernambucano é amante de de sua terra natal. E de como ama a cultura e as tradições seculares, deixadas pelos nossos antepassados, vindos de muitos lugares ao redor do mundo. O nosso  estado foi escrito nos livros de gloria dos grandes  heróis brasileiros.
E que defenderam nossa terra amada com a bravura de leões unidos contra os invasores. Mostrando lhes como o povo Brasileiro tem em suas raízes a força vinda de nossa fé, e da união de 3 raças para que com um objetivo em comum, vencer os seus repressores. Podemos ver isso em nossa caminhada pelo Recife antigo.

Em cada rua se respira parte da história desde a época dos holandeses no nordeste, até os nossos dias. Pois desde o começo até o termino de nossa caminhada, vimos o passado. Dividir espaço com o progresso, a fé com a bravura , a cultura com a história, e a natureza com o meio urbano. Começamos nossa caminhada pela avenida Rio Branco, chegamos no Marco Zero do Recife, depois nos dirigirmos para a Casa do Artesanato de Pernambuco. Atravessamos o rio Capibaribe e chegamos ao patio de esculturas de Francisco Brenannd.

Voltamos pelo rio e caminhamos para a Rua do Bom Jesus e na mesma vimos a sinagoga mais antiga das
Américas a Kahal Zur Israel e depois  visitamos o museu Céu a Berto do Recife.

Do lado apenas alguns metros  caminhamos para a Torre Malakoff e descansamos na Praça do arsenal da Marinha . Voltamos um pouco e chegamos na Rua da Moeda , igreja Madre de Deus e paço Alfandega e demos uma parada para olhar o rio Capibaribe e a ponte Maurício de Nassau . Caminhamos sentido lado esquerdo do Recife antigo ( Bairro do Recife ) e passamos pela prefeitura até chegarmos ao Mais incrível monumento histórico da época dos holandeses até hoje o Forte do Brum .