sexta-feira, 1 de março de 2019

IGREJA DO DIVINO ESPIRITO SANTO NO RECIFE

Foto de Francisco Monteiro Recife , Pernambuco Brasil

Recife capital do estado de Pernambuco,tem paisagens belíssimas, que os turistas, respiram cultura e História em cada olhar.
Não só as praias, museus, bares, restaurantes, eventos e praças, são grandes atrativos. Mas, a grande quantidade e diversidade arquitetônica, de diferentes épocas da história do passado do estado, que está interligada com a história do Brasil e do mundo. E hoje, falaremos um pouco, de um dos nossos monumentos históricos, e de valor inestimável também, pelo aspecto religioso.
Foto de Francisco Monteiro Recife , Pernambuco Brasil
HISTÓRIA DA IGREJA 
Em 1642 no Recife, foi erguida uma igreja, com arquitetura, seguindo os moldes franceses por calvinistas. Esta igreja,foi modificada, depois da vitória contra os holandeses, que ficaram na região nordeste do Brasil, de 1630 até 1654, quando teve a insurreição pernambucana, e os expulsou do Brasil. Depois da vitória contra os holandeses, ficou um rastro de destruição, na cidade do Recife e foi grandemente danificada, por causa das batalhas e alguns cristãos que tinham insatisfações com os holandeses, se sentiram em parte mais livres , para agir no comercio de cana de assucar. Depois da saída dos holandeses, a igreja hoje um monumento histórico e religioso da cidade , foi doada aos jesuítas, que assumiram responsabilidade, por ela desde aquela época em diante.

Foto de Francisco Monteiro Recife , Pernambuco Brasil
Já no ano de 1654,com o retorno da monarquia portuguesa no Brasil, foi decide que os jesuítas fundariam um colégio no estado de Pernambuco, e mais exatamente no Recife , no bairro de Santo Antônio, hoje um dos bairros do centro da nossa capital. Foi fundado o Colégio Jesuíta, que se utilizando da metodologia, tradicional de ensino católico,eram ensinadas leitura e escrita. Apesar de já estarem aqui, mesmo que num ambiente modesto, noma residencia de aluguel, exercendo os oficios , de ensinar leitura e escrita e isso já em 1619. Mas, não puderam dar continuidade, devido a chamada invasão holandesa, que na visão de muitos pernambucanos não é vista dessa maneira, devido o fato de Mauricio de Nassau , ter trazido um grande progresso e desenvolvimento urbanístico, para Recife, que antes era uma grande área cheia de mangues, vargens, ilhas compostas unicamente por vegetação, lama e areia. Tanto que a Igreja do Divino espirito Santo( hoje chamada por este nome ) Foi fundada em 1642, já na época dos holandeses , por cristãos de ordem calvinista francesa. Os jesuítas depois das batalhas contra os holandeses, e sendo vitoriosos os luso brasileiros , nos Montes Guararapes, hoje uma grande área verde na cidade de Jaboatão dos Guararapes, receberam como doação do General Francisco de Barreto de Menezes,duas edificações, sendo de origem holandesa e umas delas, é está belíssima igreja que vemos  hoje no bairro de Santo Antônio. Eles receberam devido a ordem de Don João VI, para que fosse feito um colégio,
Foto de Francisco Monteiro Recife , Pernambuco Brasil
Recife sempre foi e é até nossos dias , de grande potencial mercantilista. Essa visão empresarial vem desde sua colonização,para fins mercantes na época dos antigos engenhos. Já Olinda, sempre foi vista como vila e cidade ideal para as elites, intelectuais, financeiras e etc. Estas diferenças , por motivações politicas e mercantes, culminariam tempos depois em batalhas entre as duas cidades, que abordaremos em nossas matérias. Os jesuítas se fixaram em Olinda 1584 até 1592, justamente na vila de Olinda que era o centro da aristocracia pernambucana e a mais importante vila na época. Em 1554 os jesuítas desenvolveram um sistema de ensino, adaptando se a realidade do qual foram vivenciados,durante duras penas, por causa da invasão. Já no ano de 1684, a igreja passa por reformas, e ganha os aspectos do qual são vistos em atualidade. A edificação foi consagrada a Nossa Senhora do Ó. 

Foto de Francisco Monteiro Recife , Pernambuco Brasil

Muitas mudanças ocorreram na igreja, por causa das revoluções acontecidas em Pernambuco. Em 1817 duranta a Revolução Pernambucana, a igreja sofre com saques e depois o poder público, toma a mesma para se,e usa de suas dependências como teatro e tribunal. Isso logicamente, prejudicou os jesuítas em suas atividades de ensino acadêmicas, por não estarem podendo lecionar aos estudantes na igreja.
Foto de Francisco Monteiro Recife , Pernambuco Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário