sábado, 16 de junho de 2018

Bezerros : Uma cidade d grandes belezas e tradições

Foto tirada por Francisco Monteiro em Bezerros, Pernambuco Brasil



Bezerros é uma cidade, que está localizada no Semi-árido pernambucano, mais exatamente na região Agreste. Conhecida como Capital dos Papangus, Bezerros é uma cidade que preserva suas tradições seculares e religiosas.   





Os moradores da cidade desfrutam, de belas paisagens e de uma tranquilidade tipica de uma cidade do interior. Tendo em seus cartões postais suas igrejas, casas com aspecto colonial, as serras como  Serra Negra, um dos melhores focos do São João e  carnaval  do estado. 




Está uma distancia aproximada de 114 quilômetros do Recife numa área de transição da Zona da Mata Atlântica e a Caatinga nordestina. Com um clima muito agradável e um povo extremamente acolhedor, Bezerros é um ótimo lugar para visitação em muitos momentos durante o ano. 




LOCALIZAÇÃO 


   
Para chegar na cidade de Bezerros pela BR 232 passara pelas cidades de Recife, Jaboatão dos Guararapes, Moreno , Vitória de Santo Antão , Pombos, Gravatá, Sairé  e só depois chegara em Bezerros 114 quilômetros depois. 






CARNAVAL EM BEZERROS 





O Carnaval da cidade de Bezerros é muito irreverente, colorido e uma tradição de mais de cem anos. Os principais personagens da cidade são os Papangus. 







Segundo algumas lendas que explicariam a origem desses personagens populares da cidade, é que durante o carnaval alguns homens vestiam roupas rasgadas e em trapos,e colocavam mascaras pedindo angu ( Comida tipica da região nordeste do Brasil feita com milho ) nas residencias dos antigos moradores. Esta brincadeira foi passando de geração em geração. 




Hoje os personagens são muito coloridos, muito elaborados, com temáticas voltadas para temas do cotidiano , da politica e cultura em geral. Todos os anos Bezerros recepciona milhões de turistas de muitas partes do Brasil, que vem conhecer este que é o terceiro maior foco do carnaval do estado.  


Muitos carnavalescos escreveram suas histórias no Carnaval de Bezerros. Ou por suas fantasias muito elaboradas , ou por causa de um importantíssimo trabalho com artesanato, que ajuda na economia dos moradores, e que levou o nome da cidade para o mundo.
Mascaras de varias cores e modelos, são confeccionadas nos atelies pela cidade e também, estão localizadas até na decoração das ruas e praças.  





Não só o Frevo, que é o ritmo predominante no carnaval é tocado em Bezerros. Mas, também o Forró. 





O Carnaval de Bezerros tem essa característica tipica. Com muitos palcos espalhados nas diferentes ruas, dando maior variedade se tratando de diversão para os turistas. Maracatu, Frevo, xote, baião, Forró e muito mais fazem do Carnaval de Bezerros um celeiro cultural do estado. 



SÃO JOÃO EM BEZERROS 
Na Serra Negra que tem um dos polos artísticos e culturais da cidade, é realizada as festividades juninas. Aproximadamente 9 minutos do centro da cidade indo de carro ou moto , Serra Negra apresenta uma paisagem exuberante , e com um dos melhores centros culturais na época junina. Com palcos localizados em diferentes sentidos do polo, e com uma grande variedade de atrações vindas de todas as partes do nordeste, Serra Negra é o lugar certo para se divertir e aproveitar um pouco o frio ( Logicamente para quem gosta de um frio de até 15 ou 12 graus ) e ouvir uma boa música da região. 







DESFILE DE 7 DE SETEMBRO 
Esse importantíssimo evento, cívico militar tem seu espaço mais do que garantido na cidade de Bezerros. Os cidadãos da cidade demostram seu patriotismo com os desfiles das diferentes categorias militares e escolas da região. Cada escola apresenta um tema. Muitas vezes estes temas, são relacionados aos assuntos e contextos atuais, da politica, economia e mundiais.  





Os moradores, se preparam durante o ano, em seus ateliês de costura e artesanato para este evento. O desfilhe é realizado nas vias principais da cidade e praças, e se estende até o fim da tarde.  




PARQUE SERRA NEGRA 
O Parque Serra Negra, localizado em Bezerros é um dos mais belos locais turísticos de Pernambuco. Com muito verde, em algumas temporadas do ano, grutas e cavernas, um por do sol belíssimo, muitos pássaros e um povo acolhedor e hospitaleiro esse é um dos maravilhosos pontos turísticos do Estado que vale muito conhecer.   


Agradecimentos aos nossos amigos Adalberto Silva e Adalto Silva ( Adalto Aventureiro ) que nos contribuem muito, com seus vídeos, mostrando as belezas dessa magnifica cidade. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário