quarta-feira, 8 de março de 2017

O MAIOR E MELHOR CARNAVAL DO MUNDO PARTE 2 !

Foto tirada por Francisco Monteiro dos Papangus de Bezerros Pernambuco Brasil 




Nós do do blog Ver Pernambuco + fizemos uma longa viagem, pelo estado de Pernambuco. Percorremos longas distancias. Desde o Marco Zero do Recife. Até o semiárido do estado. Percorremos as cidades com alguns dos carnavais mais tradicionais. Para mostrar a vocês, um pouco do nosso carnaval. 



Foto tirada por Francisco Monteiro no Marso Zero do Recife dos Caboclos de lanças de Condado 



Mesmo com limitações financeiras, faltas de incentivos, poucos recursos, nenhum apoio de empresas privadas ou publicas e muito sacrifício, conseguimos cumprir parte de nossa missão. Agradecemos muito aos moradores de cada cidade, por toda hospitalidade e generosidade para conosco. Alguns dos nosso amigos como por exemplo da cidade de Bezerros Adalberto silva e Adalto Silva, conhecido como Adalto Aventureiro, que nos recepcionaram muito bem, e com grande hospitalidade. E gradeço aos moradores e turistas das demais cidades, que foram muito simpáticos nos recebendo e nos passando informações.


Foto tirada por Francisco Monteiro do Galo da Madrugada no Recife Pernambuco Brasil 

Iniciamos como foi dito anteriormente no Recife. Mais exatamente no Marco Zero. Depois, caminhamos pelas ruas e praças do Recife antigo, observando os polos carnavalescos. Depois fomos para o berço do Frevo que é o bairro de São José e depois fizemos uma caminhada até a ponto Duarte Colho e vimos o maios representando do carnaval do Brasil o Galo da Madrugada.
Foto tirada por Francisco Monteiro em Olinda Pernambuco Brasil 

Depois saímos do Recife Antigo. E pegamos a estrada e seguimos para o segundo polo cultural do estado, a cidade de Olinda, que está a uns 7 quilômetros do Recife.  Em Olinda tivemos uma visão privilegiada do Alto da Sé, percorremos as tradicionais ladeiras, vimos os blocos troças e muitos homens, mulheres e crianças fantasiados.
Foto tirada por Francisco Monteiro dos Bonecos Gigantes no Recife Antigo Pernambuco Brasil

Seguimos depois viagem, para o distrito do Curado. Que está localizado na divisa de Recife, com Jaboatão dos Guararapes, ainda na região metropolitana do Recife. E lá vimos os pequenos blocos formados por amigos, familiares e demais moradores dos bairros que compõem o distrito. Os blocos no distrito do Curado são formados em uma parcela por bandas do próprios moradores e de outros bairros e cidades e um dos ritmos predominantes não são os tradicionais como Frevo, Maracatu, Ciranda e demais etc. Mas, sim de bandas de Brega. Por isso é de se estranhar que nessa região o frevo muitas vezes só seja tocado ( salientando que não é obrigatoriamente em todo o distrito do Curado ) em aparelhos de som e nas casas do moradores. E não por bandas locais, composta por aparelhos de sopro e percussão.
Foto tirada por Francisco Monteiro no distrito do Curado Pernambuco Brasil 
Continuando nossa viagem fomos para Vitória de Santo Antão na zona da mata de Pernambuco a uns 47 quilômetros do Recife. Lá encontramos muitas bandas de percussão e sopro tocando Frevo, blocos tradicionais como os da Bicharada. Que são pessoas fantasiadas de animais, e o Maria Bonita que os participantes caminham vestidos de Cangaceiro. Estes blocos se reúnem na praça da igreja matriz da cidade e levam os turistas e seus moradores a dançarem no ritmo do Frevo.

Foto tirada por Francisco Monteiro em Vitória de Santo Antão Pernambuco Brasil 



Seguindo viagem fomos para Bezerros, no agreste pernambucano. E chegando lá, vimos os tradicionais Papangus. Uma tradição com mais de 130 anos, de homens  mulheres e crianças fantasiados de personagens do mais diversos tipos, comendo o angu,( comida tradicional feita de milho também muito consumida durante o São João) .

 Fomos muito bem recepcionados pelos moradores de Bezerros, e pelos amigos e também moradores Adalberto e Adalto Silva, que fazem um ótimo trabalho de divulgação mostrando as belezas da cidade de Bezerros com vídeos sobre a cultura, belezas naturais, história e lendas do agreste pernambucano.
Foto tirada por Francisco Monteiro em Bezerros do carnaval dos Papangus no estado de Pernambuco Brasil

MUITO OBRIGADO ADALBERTO SILVA E ADALTO SILVA ( ADALTO AVENTUREIRO ) POR NOS RECEPCIONAR E PELA HOSPITALIDADE NA MARAVILHA CIDADE DE BEZERROS, EM NOSSO AMADO AGRESTE PERNAMBUCANO .

Nenhum comentário:

Postar um comentário