domingo, 19 de julho de 2015

TEATRO DE SANTA ISABEL UMA MARAVILHA DA ARQUITETURA FRANCESA PERNAMBUCANA

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO TEATRO DE SANTA ISABEL NO RECIFE PE
Caminhamos pela ponte Buarque de Macedo saindo do Recife Antigo. E chegamos na praça da República no bairro de Santo Antonio.Vemos as palmeiras, as estatuas de deusas da mitologia que ficam ao redor da praça, o bosto do conde príncipe Nassau, e um teatro de linda arquitetura datada do século XIX do período neo clássico. Com om cenário belíssimo ao seu redor e de clima agradável, nas margens dos rios Capibaribe e Beberibe. Com as garças voando sobre a praça, e a bela imagem de um teatro publico rosado, de influência francesa na cidade do Recife. O Teatro de Santa Isabel é um dos mais belos monumentos existentes no bairro de Santo Antonio.

O teatro de Santa Isabel teve seu tombamento no ano de 1949 no més de outubro. E sua inauguração foi realizada no ano de 1850. Sendo um dos mais conhecidos da cidade do Recife. E um dos 14 teatros tombados como patrimônio histórico e artístico do Brasil. Com a proposta de tornar o aspecto arquitetônico da cidade do Recife com uma estética mais europeia,o presidente da província Francisco do Rego Barros se encarregou de transformar a cidade, que tinha ainda traços característicos de uma colonia portuguesa em pernambuco. Assim pontes foram construídas e prédios com o intuito de trazer um aspecto mais moderno, e dar maior valorização a capital da província e dar mais valor a cultura.

Com isso durante sua administração de 1837 a 1844 Francisco do Rego Barros que depois passou a ser chamado pelos moradores do Recife como Conde da Boa Vista, achou extremamente importante que foce construído um teatro publico. Com o intuito de um refinamento cultural, e dos hábitos cotidianos.Como um centro voltado para uma diversão, com aspectos mais apropriados. já foram e são realizados no teatro comedias, dramas, concertos óperas e solenidades. Que tem um cenário neoclássico como moldura para os espetáculos realizados no mesmo. O arquiteto foi o francês Louis Legér Vauthier que tem um monumento em sua homenagem em frente ao teatro localizado na Praça da República no mesmo bairro. Depois que o a lei número 74 foi feito assinada por Francisco do Rego Barros antes  tinha o titulo de Barrão , depois Visconde e depois Conde da Boa Vista por ter uma visão inovadora dos potenciais que a cidade do Recife poderiam proporcionar. Assim foi feito o teatro. Por na época da construção não ter mão de obra espacializada, foi preciso trazer pessoas qualificadas vindas da Europa, para assim poder ser realizada as inovações da cidade. Lois Vauthier por exemplo chegou aqui na cidade do Recife em 1840 com muitos operários,  técnicos e matemáticos.

O teatro recebeu este nome para homenagear a princesa Isabel. E sua beleza pode ser vista de uma longa distancia, por se encontrar num lugar privilegiado aos olhos de todos que caminham pela cidade. O mesmo receberia o nome de Teatro de Pernambuco durante o período que a obra estava sendo realizada.Mas antes de sua inauguração repensaram e mudaram de nome para o que tem atualmente.O lugar escolhido foi uma ilha, que tem ao seu redor mangues. Por isso o seu solo era coberto de areia e isso fez com que planos arquitetônicos muito bem elaborados focem feitos para este tipo de solo. O imperador Dom Pedro II esteve no teatro e foi homenageado no mesmo em seu aniversário e também grandes nomes de importância nas artes e na literatura e politica estiveram na cidade do Recife como por exemplo Ana Pavllowa bailarina russa, Joaquim Nabuco abolicionista pernambucano, Castro Alves, Procópio Ferreira e muitos mais.


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO TEATRO DE SANTA ISABEL NO RECIFE PE
FONTES DE PESQUISA : PESQUISA DE CAMPO ,WIKIPEDIA , LIVROS DIDÁTICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 

Um comentário:

  1. Perfeito ,o teatro uma das obras mais importante construída na primeira metade do século XIX na província de Pernambuco.

    ResponderExcluir