sexta-feira, 20 de setembro de 2013

CURADO UM DISTRITO DE TEMPLOS E MÚSICOS

Foto tirada por Francisco Monteiro no Curado 1
Caminhando por um distrito de Ruas e estreitas e que em alguns aspectos lembra uma pequena vila ou cidade europeia. Um distrito que é tão grande que divide duas grandes cidades. E é basicamente dividido em cinco partes e tem uma grande importância política, econômica, histórica e demográfica.
Este distrito esta localizado num ponto geograficamente privilegiado e estratégico. Pois sua localização esta perto da BR 232, BR 408, com o terminal de passageiros ( T I P ), com uma reserva florestal , com a área industrial do Recife, com São Lourenço da Mata, e com o Cabo de Santo Agostinho. Esse distrito com uma grande densidade demográfica e de fundamental importância é o distrito do Curado.

ECONOMIA
Sua economia gira em torno de pequenos, médios e grandes comércios e empresas localizadas na região e proximidades.
Muitos moradores tiram parte de sua renda de aluguéis de casas, e apartamentos. O que ajuda na melhoria da qualidade de vida e da mais valorização aos imóveis que estão localizados na região, das chamadas vilas e periféricas no entorno. Grande parte dos moradores são tutores de animais de estimação. E em sua grande maioria são cães e gatos, e este fato da uma nova oportunidade que esta crescendo no distrito o mercado de criadores de animais que são comercializados ou rações para os que já tem algum em casa .  
Foto trada por Francisco Monteiro no Curado 2

GEOGRAFIA
 Com belas paisagens existentes nas proximidades dos centros  urbanizados, não é de se estranha, que seus moradores vivem com constantes contatos com a fauna e flora, de uma pequena parte de mata Atlântica que antes fora uma das grandes regiões que moviam a economia nos engenhos de açúcar.
Foto tirada por Francisco Monteiro no Curado 1
Outra característica interessante é existe praticamente um templo religioso por rua, o que influencia na vida religiosa , urbana e cultural dos moradores. Na parte alta do distrito se tem uma visão privilegiada dos prédios do Recife. E pode se ver os fogos comemorativos durante a virada do ano. Oque faz muitos moradores se dirigirem para as praças da chamada  parte alta, ou autos do distrito. Além de um belo por do sol a noite, fica mais linda com as luzes da cidade vistas por casais que se juntam nas praças para namorar ou amigos que juntam se em grupos para conversar. A o redor das chamadas vilas encontra se  uma pequena faixa de mata atlântica, e o açude de Jangadinha que é um dos fornecedores de água do distrito. Com seu solo rico em nutrientes quase tudo que se planta nasce. O que faz do lugar privilegiado por ter uma grande variedade de plantas medicinais e arvores frutíferas, que são facilmente encontradas nos quintais na mata,nos jardins dos moradores e praças.  
Foto tirada por Francisco Monteiro no Curado 1
Nas ruas do distrito pode se ver em suas laterais plantas que nasceram sem a interferência humana ou por pessoas que as plantaram lá com o intuito utilizá-las posteriormente para chás ou tirar frutas para seu consumo diário.  O fato de ter tantas plantas nos quintas, faz do lugar agradável e com um clima ameno nos dias quentes de verão. Em alguns trechos das ruas são tão arborizados que os moradores não conseguem com sua família dar conta de tantas frutas que caem das arvores e decidem compartilhar com seus amigos e vizinhos. O que faz de lá um lugar de  boa relação social entre seus próximos e conhecidos.   
                      TRANSPORTE

Foto tirada por Francisco Monteiro na estação Curado
Com o sistema de ônibus ligado ao metro se torna um facilitador para o deslocamento dos moradores do distrito do Curado para outros bairros da região metropolitana e do interior. Pois o sistema trafega tanto sentido linha sul como norte, e é uma grande ajuda para os que precisam trabalhar em áreas mais distantes.
Foto tirada por Francisco Monteiro na estação de metro do Curado  
CULTURA
Caminhando pelo distrito do Curado podemos perceber a influencia cultural vinda de diferentes ritmos musicais ouvidos e apreciados por seu moradores. Pode se ouvir por exemplo : numa residencia Forro, num bar Brega , numa igreja música Sacra ou Gospel, numa esquina  MPB, num quintal Samba ou Pagode e numa roda de amigos ou numa garagem Rock.
Durante o carnaval saem pequenos trios ou blocos, formados por amigos e parentes oque trazem mais movimentações para o distrito e move um pouco mais a economia dos moradores.





Se vocês gostam de nosso trabalho e gostariam de nos ajudar sendo nossos colaboradores ou patrocinadores em enviem nos um e mail para :  francisco.explorador.pe@gmail.com






























Nenhum comentário:

Postar um comentário