sexta-feira, 2 de agosto de 2019

02/08/1989. FALECIMENTO DO REI DO BAIÃO, LUIZ GONZAGA

Foto de Francisco Monteiro, no monumento Luiz Gonzaga, no Recife, Pernambuco Brasil 
As festas juninas, não seriam as mesmas,as músicas não teriam tanta beleza,o nordeste não seria tão representado e esse nome não pode ser esquecido em nossa região. Luiz Gonzaga, nascido em Exu no Sertão pernambucano, é um dos nomes, mais mencionados, no nordeste do Brasil, por causa do legado, cultural, deixado por ele.



Com suas composições,vestimenta tipica, vocabulário simples,jeito de quem viveu as mais variadas adversidades da vida cantadas, em suas composições, Luiz Gonzaga, conquistou os mais variados públicos, dentro e fora do nordeste brasileiro. Hoje é praticamente unanime, sua contribuição, para a cultura nordestina, com suas músicas. Ele não retratou apenas o nordeste do Brasil. Mas, também as paisagens do Rio de Janeiro, São Paulo e muitos outros lugares, do qual passou. Conhecido também, por tentar da maneira que podia, ajudar os menos afortunado doando uma sanfona ou até financeiramente, Luiz Gonzaga se tornou um nome que hoje está estampado em monumentos, museus, teatros e até estradas como a BR 232 em Pernambuco, também chamada , Via Luiz Gonzaga. Em Recife, muitas referencias, sobre Gonzaga podem ser encontradas caminhado, pela cidade. Peças, de artesanato, monumentos e memoriais em seu nome.
Foto de Francisco Monteiro, no Memorial Luiz Gonzaga, no Recife, Pernambuco Brasil 

Na frente do Museu do trem no Recife, podemos ver um monumento, em homenagem a Luiz Gonzaga, no Casa da Cultura, localizada do lado do Museu do trem, temos muitas obras de artes, em alusão de sua história, no Patio de São Pedro no Bairro de São José, temos o Memorial Luiz Gonzaga, na Casa do Artesanato de Pernambuco, no Recife Antigo, temos várias peças de artesanato que lembram o Rei do Baião e também no Recife Antigo, temos o Museu Cais do Sertão. A música Feira de Caruaru, interpretada por Luiz Gonzaga, retrata a diversidade, cultural encontrada na capital do Agreste Pernambucano.

Luiz Gonzaga, até hoje, deixa muitas saudades,até em quem nunca o conheceu e nas novas gerações, que tocam o hino que retrata um pouco do sofrimento do sertanejo o clássico da música brasileira Asa Branca. No Sertão pernambucano, Luiz Gonzaga , é um ser inesquecível. Por causa dele um dos eventos mais importantes, do calendário, cultural do estado, foi realizado, a Missa do Vaqueiro , realizada em Serrita, em homenagem ao vaqueiro Raimundo Jaco.

Por estas e muitas outras contribuições, de Luiz Gonzaga, nós do Ver Pernambuco + Fazemos essa matéria, como uma humilde homenagem ao Rei do Baião.