quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

CIDADE DE GRAVATÁ :UMA DAS CIDADES COM O MELHOR CLIMA DO MUNDO

Foto tirada por Francisco Monteiro na cidade de Gravatá no Agreste de Pernambuco Brasil 
Estão no Agreste e Sertão de Pernambuco, as melhores cidades do estado. Tanto que, em pesquisas realizadas foram constatadas algumas evidencias, sobre cidades no Sertão e no Agreste como as cidades que possuem o melhor IDH( índice de desenvolvimento humano )  do estado. Cada cidade possui suas próprias características, que estão literalmente ligadas as suas histórias, geografias, culturas, economias , climas e religião. Na cidade de Sairé temos o festival das laranjas. Por justamente Sairé ser uma das maiores produtoras de Laranjas do estado. Já em Bezerros o foco é o turismo urbano, rural e religioso, por causa das suas igrejas tradicionais, da Serra Negra, e por causa dos Papangus, que saem durante o carnaval. Em Garanhos, tem o Festival de Inverno, que é uma importante festividade do qual ritmos Pernambucanos e Jazz são tocados durante alguns dias no lugar. Garanhos conforta o frio das serras e uma paisagem tipicamente europeia, mesmo estando no Agreste Pernambucano.

Muitas possuem ótimos climas e atrativos o ano todo, para quem deseja viajar. E uma cidade em especial, está entre as cidades com os melhores climas do mundo. E esta cidade é Gravatá. Gravatá está localizada numa área de transição, entre a zona da mata pernambucana e o Agreste. Com um quinto melhor clima do mundo, segundo a OMS, Gravatá torna-se uma ótima alternativa para negócios, turismo, e moradia.

Com seus festivais, casarios coloniais, igrejas, passeios no campo, muitos haras de cavalos, ótimo clima, ótima localização, moradores muito acolhedores e hospitaleiros, muitos centros e lojas de artesanatos, moveis rústicos, e restaurantes Gravatá é um lugar ideal para quem deseja tranquilidade vinculada com diversão e uma vida pacata no campo.



                          COMO CHEGAR NA CIDADE DE                                          GRAVATÁ 
Foto tirada por Francisco Monteiro na cidade de Gravatá no Agreste de Pernambuco Brasil



Se você estiver na capital, Recife e desejar ir conhecer a cidade de Gravatá , você pode se dirigir de carro pela BR 232 também chamada de via Luis Gonzaga e passara pelas cidade de Jaboatão dos Guararapes, Moreno, Vitória de Santo Antão e Pombos. Depois  passara pelo túnel na Serras das Russas e depois chegara em Gravatá.


Foto tirada por Francisco Monteiro no Túnel na Serra das Russas  

Quando passarem no Túnel, a cidade estará no sentido esquerdo da pista. E vocês poderão ver a rodoviária e acidade descendo a pista virando para a esquerda . Mas, se desejar ir de ônibus, vocês se deslocam para a estação terminal Recife e se deslocam n metrô sentido Camaragibe e descem na estação Rodoviária sobem a passarela e depois pegam seus bilhetes e os ônibus no andar inferior estarão os ônibus. Vocês percorrerão um trajeto do Recife até Gravatá de aproximadamente 85 quilômetros. 


GEOGRAFIA DE GRAVATÁ 

Gravatá tem uma área de aproximadamente 506,785 km² e está numa área de transição entre Mata Atlântica e Agreste, no semiárido pernambucano. Possui uma altitude de aproximadamente 447 metros e possui uma vegetação composta de Plantas xerófilas, dense folhes, caatinga e muitos gravatás amarelos, em suas serras. Um retrato marcante da cidade é o chamado Pico do Maroto, onde está localizado o Cruzeiro de Gravatá e o Cristo. 

                      Foto tirada por Francisco Monteiro em Gravatá Pernambuco Brasil 



Gravatá também está localizada nas margens do Rio Ipojuca. E está justamente como outras cidade do Agreste pernambucano , como por exemplo : Cumaru, São bento do Una e  Panelas que está localizada a 183 quilômetros do Recife no Planalto da Borborema.  Seu relevo é irregular. Composto por serras, picos e áreas planas nas laterais do Rio Ipojuca. Todo este cenário constitui uma grande beleza, mais um clima anual de 22 graus torna esta belíssima cidade um dos pontos turísticos obrigatórios, para quem deseja conhecer um pouco melhor, o estado de Pernambuco. As variações climáticas não são muito radicais. Apenas,  em datas correspondentes ao verão que existe uma maior variação de temperatura. Por exemplo, no més de Janeiro pode chegar até 28 graus°C em quanto em outras datas do ano fica entre 23 e 22 graus °C  no máximo com minima de 15°C .  

Este vídeo é de nosso amigo Adalto Aventureiro da cidade de Bezerros, que tem ótimos canais no You Tube Como : Moto Natureza e Adalto Aventureiro sobre natureza e recomendamos visitem e se puderam inscrevam se 

Como em quase toda cidade do interior Pernambucano, Gravatá é um lugar composto em grande parte dos seus moradores, por cristãos. O reflexo dessa importante manifestação de fé, está de maneira mais do que transparente,  nas igrejas, nas festividades e nos monumentos arquitetônicos, localizados nos pontos turístico como no alto onde está localizado o Cristo. 



Também chamado popularmente, de Cristo de Gravatá. As manifestações de fé religiosa, são extremamente importantes no processo de formação e de valores morais dos cidadãos das cidades tanto da região metropolitana do Recife como no interior. E tem que ser muito valorizada, pois é uma das pilastres fundamentais na formação do nosso povo e dos desenvolvimentos sociais e culturais de cada cidade. 
          Foto tirada por Francisco Monteiro do Cristo localizado no mirante, no Cruzeiro de                                Gravatá no estado de Pernambuco Brasil