quinta-feira, 27 de outubro de 2016

BASÍLICA DA PENHA : UMA DAS MAIS BELAS DO BAIRRO DE SÃO JOSÉ

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA BASÍLICA DA PENHA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
Esta belíssima basílica, que esta localizada nas proximidades com o Pátio de São Pedro e do lado do Marcado de São José.E faz desse trocho da cidade do Recife, um lugar que podemos ver as diferentes distinções culturais, sendo praticadas no mesmo território.

De um lado temos os fieis praticando sua fé, referentes aos valores e princípios cristãos. Do outro temos comerciantes, ambulantes, muitas lojas e o mercado mais popular do bairro. Um lugar onde as classes sociais não se tem distinção. Um lugar onde pessoas muito trabalhadores recebem com muita hospitalidade todos que chegam para passear e fazer compras.

Um lugar onde pode se dar ao luxo de um passeio, apreciando as belas igrejas, fazer um ótimo almoço nos restaurantes dentro do Mercado de São José, e pode ir na missa, para praticar sua fé e meditar sobre as reflexões da existência, e vida terrena. E neste bairro onde nasceu o ritmo mais característico da capital Recife, ou seja o Frevo, também temos uma maravilhosa basílica.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO MERCADO DE SÃO JOSÉ NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 
E convidamos vocês para mais este belíssimo passeio, na perto centro da cidade do Recife, e lhes mostraremos as raízes culturais de nossa amada cidade.

                                                               
                                              HISTÓRIA 
Este belíssimo monumento de estilo neo clássico que esta localizado no bairro de São José, teve sua origem numa capela construída pela ordem dos frades Capuchinhos Franciscanos.Ela foi erguida no ano de 1656, e em dedicatória a Nossa Senhora da Penha. Este foi mais um dos momentos importantes, na história e do desenvolvimento da cidade do Recife. Muitos bairros, como dissemos anteriormente, se desenvolveram nos arredores e proximidades de suas respectivas igrejas.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA BASÍLICA DA PENHA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
Alguns lugares por exemplo que se desenvolveram culturalmente, foram na cidade de Igarassu no litoral norte de Pernambuco, com a igreja de São Cosme e Damião, que é a mais antiga do Brasil em funcionamento, do Pátio de São Pedro no Recife e a capela de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição também no Recife. Com a Basílica da Penha não seria diferente. Sua construção teve inicio no ano de 1870 e termino no ano de 1882, e uma das suas principais características, que não se limita a sua belíssima  aparência e imponência, é que ela é a unica em estilo Coríntio. E isso faz com que o bairro tenha mais um grande motivo, para se orgulhar. Ela é a unica no Recife com este aspecto arquitetônico.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA BASÍLICA DA PENHA RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
Sua inspiração acredita se que veio da Igreja de São Jorge Maior de Veneza, e não só acredita se por causa de sua grande beleza externa, mas também por causa de sua aparência em seu interior. Com uma grande riqueza de detalhes, sendo retratadas passagens bíblicas em sua fachada, e com colunas em mármore e as imagens são em tamanho natural, e algumas entalhadas em suas portas e fixadas na nave da igreja.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

PÁTIO DE SÃO PEDRO : UM CENTRO CULTURAL E HISTÓRICO DA CIDADE DO RECIFE

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO NA CAPITAL PERNAMBUCANA RECIFE BRASIL 
Quando se caminha pela maravilhosa cidade do Recife, pode se admirar arquiteturas de diferentes épocas e influências culturais.

No Recife Antigo, realizamos nossa primeira temporada. Conhecemos um pouco da influência holandesa, portuguesa, francesa na arquitetura e na cultura. Caminhamos vendo as belas luzes, na noite da capital recifense. Degustamos uma deliciosa culinária, bebidas regionais e apreciamos os eventos culturais, relacionados a história desse belíssimo bairro. Já nesta segunda temporada no Bairro de Santo Antônio, caminharemos pelas influências relacionadas as religiões, música, arquitetura, literatura comercio de artigos regionais e muitos eventos culturais.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO NA CAPITAL PERNAMBUCANA RECIFE BRASIL


Convidamos vocês para mais esta temporada do Ver Pernambuco + , agora no bairro de Santo Antônio ainda na capital pernambucana Recife. E sejam muito bem vindos a mais uma temporada do Ver Pernambuco + temporada 2 Bairro do Santo Antônio.

                               HISTÓRIA

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO NA CAPITAL PERNAMBUCANA RECIFE BRASIL 
Hoje onde esta situado o Pátio de São Pedro, era uma pequena vila, com apenas, algumas casas, na ilha de Santo Antônio. O desenvolvimento começou quando, foram compradas hortas e casas situadas no lugar. E teve inicio a construção da Igreja de São Pedro. Como em praticamente todos os bairros da cidade do Recife, a igreja trouxe desenvolvimento cultural, arquitetônico, intelectual e espirital para os seus moradores. Que eram basicamente formados por padres, pescadores, marinheiros, pequenos agricultores, descarregadores de navios e senhores de engenhos.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO NA CAPITAL PERNAMBUCANA RECIFE BRASIL


Com a realização da compra feita pela Irmandade de São Pedro dos Clérigos, a Igreja começou a ser construída no ano de 1728 no més de maio. Com a igreja situada no bairro, os moradores dos arredores, poderiam admirar, e apreciar músicas sacras, que eram tocadas na igreja. Isso trouxe mais, desenvolvimento cultural, que posteriormente no correr dos séculos, tornaria o lugar um centro de importância história e cultural extremamente grande para a cidade.

O termino da construção da igreja, se levou um longo tempo. Lembrando que, ela começou a ser construída no ano de 1728, e foi aproximadamente até o ano de 1784. Muitas cidades de Pernambuco iniciaram suas história nas capelas e igrejas. Primeiro eram pequenas vilas rurais, ou de pescadores e posteriormente, com a chegada e desenvolvimento cultural proporcionado pelas igrejas, e capelas, estas vilas baseadas em valores morais, tradicionais e espirituais, fez com oque os arredores da igreja se desenvolvessem.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO NA CAPITAL PERNAMBUCANA RECIFE BRASIL 
Tanto na capital como no interior de Pernambuco, muitas cidades cresceram ao redor das igrejas. E a pratica religiosa de valores cristãos, fez com que as comunidades se unificassem. Moradores das áreas rurais saiam nos domingos, para as missas. Muitos, faziam essa peregrinação com o intuito ter mais comunhão com Deus, e reencontrar seus parentes, residentes nas cidades.  Tanto as cidades mais indesenvolvidas, como as rurais, desfrutavam de uma vida voltada para a família, trabalho e igreja. E percebesse muito bem isso, até os dias de hoje.

E estes valores morais trazidos aos moradores, fez com que tanto no aspecto humano, se tratando dos bons princípios morais e éticos. Como urbanísticos, as comunidades crescessem e se voltassem para os cuidados religiosos e familiares. A igreja até hoje tem sua extrema importância, para o bem esta e desenvolvimento dos valores e na formação dos cidadãos.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO NA CAPITAL PERNAMBUCANA RECIFE BRASIL
    ARREDORES DO PÁTIO DE SÃO PEDRO
Nos arredores do Pátio de São Pedro podemos encontrar  bares de ótima qualidade , mercados, feiras, aproximadamente 12 igrejas, casas de aspecto de época da colônia portuguesa ainda preservadas, memoriais, ótimos restaurantes com comidas tipicas,lojas de tecidos, papelarias, mercadores ambulantes, açougues, livrarias, artigos para o lar, perfumarias etc.

Alguns lugares mais conhecidos, que ficam alguns metros do patio são o popular  Marcado de São José, a belíssima Capela de Nossa Senha da Penha, o Cais de Santa Rita, a Igreja de Santa Rita etc. Como falamos anteriormente, muitas das cidades do estado de Pernambuco, se desenvolveram nos arredores das igrejas. E cada bairro, com o decorrer dos séculos criou seu aspecto cultural isolado, formando uma parte de toda uma cultura característica das cidades.   


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO PÁTIO DE SÃO PEDO EM RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 

Na parte frontal da igreja encontra se um pátio formado basicamente por pedras, que estão lá colocadas a mais de 200 anos. Ou seja desde o seculo 19. Hoje esse pátio serve de passarela para pedestres, e serve como pátio de eventos culturais, relacionados a igreja e outras atividades. Toda essa área é preservada como um pólo turístico e histórico de extrema importância. 

E sua estrutura pouco foi alterada com o decorrer do tempo. Seu tombamento foi realizado no ano de 1938 pelo IPHAN, (instituto do patrimônio histórico e artístico nacional)  e algumas habitações foram desocupadas, com fins de torná-las patrimônio histórico. As casas possuem apenas um andar, ou se caracterizam como sobrados. Oque faz ,com que não possuam as mesmas características mesmo estado na mesma área, e praticamente no mesmo período e modelo arquitetônico de construção.  



                           FESTIVIDADES REALIZADAS NO                                PÁTIO DE SÃO PEDRO 

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO PÁTIO DE SÃO PEDRO NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 

O Pátio de São Pedro não é epenas, uma  área de passagem de muitas pessoas. Mas, também um centro de muito eventos da cultura pernambucana, e nordestina. Aqui em nossa capital Recife, as manifestações de diversas culturas do país se encontram, e fazem com que o pátio ganhe mais beleza, e vida nos olhares dos moradores da cidade, de seus arredores e dos turistas de muitos países. Recife se tornou um centro cultural no nordeste do Brasil.

E não é atoa. Também conhecida como cidade das praças, nossa capital disponibiliza durante o ano, em cada més, algum evento. Tanto que aspecto religioso, ou não relacionados diretamente a igreja, Recife é uma cidade que tem praticamente tudo de bom, para quem deseja morar numa cidade do qual não precisa ir para muito longe, para manifestar suas crenças , ou se divertir nas proximidades de suas respectivas residencias.

Com palcos montados nas praças com espetáculos musicais, religiosos, infantis, de outros culturas,
 ( eventos relacionados com a cultura judaica, japonesa, chinesa, alemã, francesa, africana e italiana por exemplo são realizados na capital Recife) de muitos povos que contribuem com com suas culturas, e aproxima mais as relações entre os povos de diferentes culturas, e descendestes que aqui residem.


FESTA DE REIS
A Festa de Reis é um evento popular de conteúdo profano, e religioso cristão.Que é realizado nos dias 5 e 6 de janeiro. Esta festividade popular é comemorada em varias cidades, do Estado de Pernambuco. Para quem estiver por ventura na capital Recife, tem como alternativa ir ao Pátio de São Pedro, localizado no Bairro de Santo Antônio. Onde é realizado o termino das comemorações das festividades natalinas. E pode se admira a bela arquitetura de aspecto colonial brasileira, e os bares e restaurantes ao redor da igreja de São Pedro.

FESTIVIDADES JUNINAS 
As festividades juninas são partes importantes, e integrantes das festividades da capital Recife. Festas como a de são joão por exemplo, trazem mais beleza, e um aspecto mais regional com características do interior pernambucano para a capital. Muitas apresentações são realizadas no período noturno, e isso trai muitos casais, estuantes grupos de amigos e comerciantes ambulantes para venderem seus respectivos produtos. Estas atividades começam no dia 27 de 06. E sua continuidade vai até o dia 30 de 06,  com programações tendo inicio a partir das 19 horas. 

HIP HOP NO PÁTIO 
No més de outubro no pátio São Pedro realizadas atividades relacionadas ao Hip Hop. Muitos Mcs se apresentam no palco, e também se tem demostração de dança, e outras atividades relacionadas aos diferentes grupos da região metropolitana do Recife. A Terça Negra é um dos momentos mais aguardados, da festividades, que começa a ser realizado no més de outubro no dia 7 por volta das 20 horas ( estas atividades podem esta sujeitas a mudanças, dependendo da programação e outras eventualidades que por ventura possam acontecer) e todas as atividades são gratuitas ao público.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 
No dia internacional da mulher e dias posteriores, são realizadas atividades no Pátio de São Pedro, relacionadas a cultura negra. Grupos de Afoxé, Maracatu, Ciranda, Coco e outros ritmos são apresentados no pátio. Estas atividades começam por volta das 20 horas entrada franca.

MÉS DA CONSCIÊNCIA NEGRA NO RECIFE 
No més de novembro são realizadas atividades, relacionadas as culturas das diferentes etnias de origem africana no Recife. Com apresentações semanais, e com rodas de Capoeira, que começam no Marco Zero do Recife, e fazem uma caminhada até o para o Pátio de São Pedro. Estas atividades, começam por volta do dia 10, e vão até o dia 24 de novembro. ( as atividades aqui mencionadas podem sofrer mudanças, dependendo dos andamentos, e de decisões tomadas pelos administradores e prefeitura) Estas atividades são realizadas por diferentes grupos, vinculados a cultura negra do Recife e a prefeitura.

Todas estas festividades aqui mencionadas, podem ser encontradas no site da prefeitura do Recife, e aos grupos relacionados, e vinculado as atividades.

Fontes de pesquisa:
Pesquisa de campo, site da prefeitura do Recife e livros didáticos do estado de Pernambuco.

Se vocês gostam de nosso trabalho, e gostariam de nos ajudar sendo nossos colaboradores ou patrocinadores, enviem nos um e mail para : francisco.explorador.pe@gmail.com