domingo, 10 de maio de 2015

PRAÇA DA REPÚBLICA DE UM BELO PASSADO E DE UM PRESENTE BELÍSSIMO

Foto tirada por Francisco Monteiro na Praça da República em Recife Pernambuco.
Depois de termos feito uma caminhada pelo Recife Antigo, na ilha de Antônio Vaz hoje um bairro do Recife. Caminhamos para a segunda ilha do Recife. E paramos pra  observar as palmeiras, as estatuas e a magnifica arquitetura da época colonião do Brasil. Respiramos o ar vindo do oceano Atlântico, e vemos os pais trazerem seus filhos, para aprenderem a andar de bicicleta e brincarem no clima agradável da praça também vemos familiares fazerem piquenique. No natal vemos os presépios em tamanho natural. E casais de namorados, o ano todo se encontrando. Os pássaros catam ao nosso redor. E as pessoas param para relaxar, depois de saírem ou no horário do almoço, de seus trabalhos. Alguns grupos de tribos urbanas, e religiosos fazem suas reuniões, e trazem novos amigos para conhecer essa parte extremamente importante da cidade do Recife. Não só por sua importância histórica. Mas também por ser um lugar de interação entre as pessoas, que lá vistam. E os turistas que procuram novos pontos históricos, em quanto estão aqui na cidade do Recife. Esta praça tão linda que nos leva a um passado magnifico e um presente maravilhoso é a Praça da República.
Foto tirada por Francisco Monteiro na Praça da República no Recife PE.


Apraça da República esta situada numa área privilegiada da cidade do Recife. Tendo em suas proximidades, muitos monumentos históricos da época colonião do Brasil. Que remontam da época desde os holandeses até Dom Pedro II. Ela esta localizada no bairro de Santo Antônio. Ao norte do Marco Zero do Recife, onde esta a ilha de Antônio Vaz. Tendo em suas margens os Rios, que fazem desta parte da Cidade do Recife também uma ilha.
Situadas na praça, estão estátuas de personagens da Mitologia. Estas são imagens de figuras femininas. Ou seja deusas que circulam o centro da praça. E são estas as deusas
Foto tirada por Francisco Monteiro na Praça da República no Recife PE.

O BAOBÁ DA PRAÇA DA REPÚBLICA DO RECIFE 
A cidade do Recife não tem só o título de cidade com mais lendas urbanas do Brasil, ou Veneza brasileira. Também é chamada de a cidade dos baobás fora da Africa. Pois são inúmeras estas árvores em muitos bairros do Recife.Esta linda árvore considerada sagrada, e trazida pelos africanos ocupa um papel importante nas religiões de povos afro descendentes que residem em Pernambuco. Dizem que esta árvore que esta localizada na Praça da República, sérvio de inspiração para o escritor e aviador Antoine de Saint do clássico infantil da literatura francesa O Pequeno Príncipe. Dizem que o autor ao passar pelo Recife viu esta árvore, e se inspirou nela pra colocar essa árvore no seu conto infantil. No Recife se comemora o dia do Baobá que é dia 19 de junho. E são realizados passeios pela cidade, para conhecer os  roteiros onde estas arvores estão localizadas e 13 destas são tombadas como patrimônio . 
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO MONUMENTO DO ARQUITETO FRANCÊS LOUIS  LÉGER  VAUTHIER NA PRAÇA DA REPÚBLICA PE.

Vauthier foi um arquiteto e politico francês vindo para Pernambuco e que estando aqui deu sua contribuição em grandes obras  arquitetônicas da cidade do Recife. Veio para Pernambuco em 1834 ( século XIX ), com muitos matemáticos , engenheiros topógrafos e construtores de estruturas hidráulicas e pontes . 
Diana deusa da caça.
Foto tirada por Francisco Monteiro na Praça da República no Recife PE.

A deusa protetora do casamento e das mulheres e rainha do Olimpo Juno,Ceres deusa da Fertilidade,Minerva deusa das ciências e artes , Flora deusa das flores, Têmis, Vesta, Níobe, as deusas da justiça e Diana de Gabies.

A Praça da República passou muitas mudanças. Tanto em sua instrutura, como em seu nome.Na época em que os holandeses estavam em Pernambuco o conde Nassau fez ali seu palácio chamado de  Palácio de Friburgo ou Palácio das Torres.

HISTÓRIA
A Praça da República de hoje não lembra em praticamente nada seu início quando em seu lugar exista o palácio do conde Nassau. Construído a mando do mesmo quando estava residindo e governo Pernambuco no tempo em que os holandeses tinham domínio no nordeste do Brasil. O palácio era chamado de Palácio de Friburgo ou Palácio das Torres que foi demolido em 1769 ,( século XVIII ) neste mesmo lugar ficava o primeiro zoobotânico do Brasil.Teve projeto de jardim de Émile Béranger em 1875 e Burler Max 1936. Assim a pois a demolição do palácio foi chamado de Campo do Palácio  Velho e Quando a administração da capitania de Pernambuco ficou por lá passou a ser chamado de Campo do Erário tempos depois em 1817 foi chamada de Campo da Honra.