quarta-feira, 25 de novembro de 2015

VER PERNAMBUCO + NAS FESTIVIDADES PERNAMBUCANAS E NACIONAIS 3   


AGOSTO 

                                     FESTA DE 3 DE AGOSTO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO 


Esta festa é realizada em comemoração da vitória dos lusos brasileiros contra os holandeses no Monte das Tabocas. Se consta que apos as batalhas se via a figura de um homem idoso que cuidava dos feridos. Dai tempos depois foi feita uma capela em homenagem a São Antão. Vitória de Santo Antão esta localizada na zona da mata de Pernambuco a 47 km da capital Recife.  
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO BRASIL 
FESTA DE SÃO LOURENÇA
Festividade religiosa realizada na cidade de São Lourenço da Mata ainda na região metropolitana do Recife. É umas das festividades da região metropolitana que se destaca pela manifestação de fé dos moradores. Também contendo seu lado profano com Shows no pátio de eventos e com Barracas de alimentação. A festividade é realizada no dia 10 e a cidade de São Lourenço fica a 18 km da capital Recife.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM SÃO LOURENÇO PERNAMBUCO BRASIL

FESTA EM COMEMORAÇÃO A ASCENSÃO DE NOSSA SENHORA
Esta é uma das atividades religiosas que mais se destacam na zona da mata pernambucana. A festividade realizada pelos moradores da área rural, e urbana da pequena e simpática cidade de Pombos. A festividade é realizada no dia 15 no pátio de eventos e a cidade esta localizada a 73 km da capital Recife. Pode se chagar na cidade de Pombos pela BR 232 e fica depois de Vitória de Santo Antão.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM POMBOS PERNAMBUCO BRASIL 
SETEMBRO
FESTIVAL DAS FLORES DO ARTESANATO E MORANGOS DE GRAVATÁ
Gravata é a cidade com o segundo melhor mesoclima do mundo. Por esta localizada num ponto privilegiado do Agreste pernambucano, Gravatá é uma cidade de clima acolhedor , aconchegante e muito convidativo. Durante sua festividade os produtos de safra de morango e flores são vendidos por produtores rurais e comerciantes. A cidade esta a 79 km do Recife no Agreste pernambucano logo depois de cidade de Pombos e pode se chegar pela BR 232.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM GRAVATÁ PERNAMBUCO BRASIL 
ROMARIA PARA SÃO SEVERINO DOS RAMOS
Esta romaria é realizada por pessoas de todo o Brasil. É realizada de janeiro a setembro, para a capela  de Nossa Senhora da Luz, localizada na zona rural de Paudalho Pernambuco. Esta é uma festividade com missas, romarias e reflexões sobre os milagres que são relatados pelos fieis. São tantos os milagres relatados, que tiverem que fazer uma expansão da capela, para que os fieis colocassem objetos para mostrarem por assim dizer quais os milagres dos quais falavam.


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA CAPELA DE NOSSA SENHORA DA LUZ CONHECIDA TAMBÉM COMO CAPELA DE SÃO SEVERINO DOS RAMOS EM PAUDALHO  PERNAMBUCO BRASIL

A capela esta localizada num engenho de cana de açúcar. Hoje desativado o engenho Ramos. Conta se pelas tradições orais que os relatos dos milagres começaram no seculo 19, e se espelharam pela região. O município de Paudalho esta a 42 km do Recife capital e pode se chegar lá pela BR- 408

OUTUBRO

CORRIDA DE CARROS DE MÃO DE AMARAJI
Esta é mais uma das populares corridas existentes em Pernambuco. Mas apesar de ser mais uma corrida é a unica no estado dessa modalidade. A corrida é realizada no engenho Prata Grande em Amaraji na zona rural e zona da mata sul do estado. Com uma paisagem belíssima, cheia de bromélias e vegetação tipica da zona da mata sul de Pernambuco. A corrida ganha um atrativo a mais aos olhos do visitantes.Nesta pequena comunidade rural de grande hospitalidade e que preservam suas tradições são realizadas apresentações dos artistas da cidade. Recomendamos quem poder ir para Amaraji no més de outubro vá. Também poderá desfrutar de um clima muito agradável, das cachoeiras e de uma tipica comida regional. Amaraji esta localizada a 111 km do Recife.

FESTEJOS DE SANTA TEREZINHA EM CUMARU
Esta festividade começa pelo dia 22, com a missa e procissão da bandeira.  logo após quando chegar a noite é realizadas as atividades profanas com shows barracas com comidas bebidas e com parques de diversão para as crianças . A festividade termina no dia 31 de outubro e com ela muitas e ótimas recordações são levadas de quem teve o prazer de conhecer este Município.  Cumaru é um pequeno município pernambucano localizado no Agreste a 110 km do Recife. Seu nome é derivado de uma arvore que se encontra da praça principal da cidade e a arvore também se chama Cumaru. Vale muito apena conhecer esse município, de grande hospitalidade, de beleza natural e que é um dos lugares onde se é praticado o turismo religioso. Sendo realizada a romaria em sentido do mirante onde fica o Cristo de Cumaru.
A missa é realizada na paróquia de Santa Terezinha também em Cumaru.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM CUMARU DURANTE A FESTIVIDADE DE SANTA TEREZINHA EM PERNAMBUCO BRASIL 
NOVEMBRO

FESTA DA ESTAÇÃO DE GRAVATÁ
Esta festa é realizada na agradável e acolhedora cidade de Gravatá no Agreste pernambucano. Esta festividade é realizada no més de novembro e atraí muitas pessoas da região do Agreste e da R M R ( Região metropolitana do Recife ) que se deslocam para a cidade pela BR 232. Gravatá tem a tradição de fazer ótimos moveis e de receber muitos visitantes e artistas reginais e nacionais, que vão para a cidade fazer suas apresentações, peças teatrais, apresentações populares, danças, cortejos com uma maior valorização da cultura local ,de nossas músicas e uma ótima comida tipica, do nosso maravilhoso estado. Sejam nossos convidados, e venham  conhecer a aconchegante cidade de Gravatá no Agreste Pernambucano a 79 km do Recife.

VER PERNAMBUCO + NAS FESTIVIDADES PERNAMBUCANAS E NACIONAIS 2

Continuamos a nossa viagem por Pernambuco, mostrando as cidades e festividades realizadas em cada uma delas.

FESTA DA LAVADEIRA DO CABO DE SANTO AGOSTINHO
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA CIDADE DO CABO DE SANTO AGOSTINHO LITORAL SUL DE PERNAMBUCO BRASIL 
É uma festa realizada no litoral sul na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Esta festa popular que é realizada na praia do Paiva tem como atração Shows , barracas com comidas e bebidas e a manifestação de artistas com temáticas regionais. A cidade do Cabo de Santo Agostinho esta a 34 km do Recife.

FESTIVAL NACIONAL DE JERICOS OU CORRIDA DE JERICOS DE PANELAS
Esta é uma das festividades populares mais influentes do Agreste nordestino e pernambucano. Teve inicio por causa de um professor. Que ao ver alguns Jericos( jerico é o nomo regional dado aos burros em algumas regiões do nordestino do Brasil ) sendo abandonados, depois de dedicarem suas vidas em serviço, para os homens do campo. Quando ficavam velhos e sem condições para trabalharem, eram largados a merce de sua própria sorte.Dai para homenagear a esse animal que tanto contribui aos nordestinos, em suas vidas diárias foi criado este festival. O Festival Nacional de Jericos é realizado no dia primeiro de Mail na cidade de Panelas, a 183 km da capital Recife no Agreste pernambucano.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NA CIDADE DE PANELAS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO BRASIL

CAMINHADA EM MEMORIA DE FREI DAMIÃO
Esta peregrinação é feita com o intuito de sempre recordar da primeira missa realizada pelo frade em 1931 no Brasil. Esta celebração é realizada na cidade de Gravatá no Agreste de Pernambuco a 80 km da Capital Recife na Fazenda São Miguel e na Capela de Riacho de São Miguel.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM GRAVATÁ NO AGRESTE DE PERNAMBUCO BRASIL 
JUNHO

PROCISSÃO EM HOMENAGEM A SANTO ANTÔNIO
Festividade de conteúdo religioso onde são realizadas as missas e as procissões, nas cidades de Recife e Olinda. No dia se tem a caminhada distribuindo lírios pelas ruas. Estas procissões são realizadas no mesmo dia ou seja 13. Nas duas cidades e as saídas são realizadas das Igrejas matrizes de  Santo Antônio no Recife e em Olinda.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO  NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL

JULHO 
FESTA DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM RECIFE  BOM JARDIM E OLINDA
Em bom jardim é realizada umas das festividades religiosas de maior influencia no estado de Pernambuco. Esta festa de conteúdo religioso é a de Nossa Senhora do Carmo. Que também é realizada em outras cidades como por exemplo em Olinda. Com muitas alternativas de comidas regionais, distribuídas em muitas barraquinhas. Também com bebidas e é realizada nos dias 14 a 16. Também no Recife é uma festa de conteúdo religioso realizado na cidade do Recife no Patio do Carmo no Recife centro. Esta festividade atrai muitas pessoas de toda região metropolitana do Recife, e do interior de Pernambuco.Sua realização é feita nos dias 14, 15 e 16 de Julho.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO CARMO EM RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 

CORRIDA DAS GALINHAS DE SÃO BENTO DO UNA
Esta corrida popular e extremamente engraçada é realizada na cidade de São Bento do Una no agreste Pernambucano. A 210 km do Recife. A cidade é conhecida como a maior produtora de ovos e aves do nordeste. E como não podia ser diferente, o animal anfitrião da cidade é a galinha. São realizadas provas como por exemplo: quem come mais ovos em menos de 15 minutos que é a prova feminina, quem come um galeto em menos de 15 minutos para os homens, o canto do galo para homens,  mulheres e crianças, e a prova mais aguardada a corrida das galinhas. Esta festividade é realizada no més Julho no dia 27. Recomendamos quem poder ir vá pois a diversão e garantida também pelos shows de bandas nacionais e reginais, as barracas com bebidas, e comidas e logicamente a tradicional corrida das galinhas.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM  SÃO VENDO DO UNA NO AGRESTE DE PERNAMBUCO  BRASIL


AGOSTO

CONTINUA !

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

VER PERNAMBUCO +  NAS FESTIVIDADES PERNAMBUCANAS E NACIONAIS

Viajamos durante muitos anos no estado de Pernambuco, mostrando as belezas de cada município, e suas festividades. Cada cidade tem suas próprias características. E até mais de uma, que fazem das mesmas pontos referenciais, da cultura e tradições das cidades, e do estado.  

Do litoral ao sertão pernambucano no nosso semi árido, festas pagãs e cristas são realizadas durante datas diferentes. Assim tornando o estado de Pernambuco um ótimo roteiro de viagem em qualquer época do ano. De janeiro a dezembro em algum lugar do estado poderá  encontrar alguma cidade, tendo uma festividade sendo realizada. Muitas das festas do interior são de caráter religioso. E relacionado a vida no campo. Quando marcamos uma data no calendário para viajarmos, vemos com antecipação quais  cidades estão sendo realizadas festas na data.  

A hospitalidade, as músicas, culinária, danças , clima , relevos e história de cada cidade são um convite para vir e apreciar as maravilhas do estado de Pernambuco. Nós do VER PERNAMBUCO + convidamos vocês amantes desse maravilhoso estado do nordeste, a conhecerem melhor nosso estado. E daremos dicas de roteiros maravilhosos para visitarem  durante o ano. 

DATAS E FESTIVIDADES ANUAIS 
JANEIRO 
01  dia mundial da paz 
Bênção de São Félix de Cantalice é uma festividade religiosa realizada na Basílica da Penha no Recife. Onde são realizadas missas e também na Capela de São Felix no bairro do Pina na zona sul da cidade do Recife . Esta festividade é realizada em toda primeira sexta feira do ano e são realizadas as bênçãos. 
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA BASÍLICA DA PENHA NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 
FESTA DE REIS
A Festa de Reis é um evento popular de conteúdo profano e religioso cristão.Que é realizado nos dias 5 e 6 de janeiro. Esta festividade popular é comemorada em varias cidades do Estado de Pernambuco. Para quem estiver por ventura na capital Recife, tem como alternativa ir ao Patio de São Pedro, localizado no Bairro de São José. Onde é realizado o termino das comemorações do natalinas  e pode se admira a bela arquitetura de aspecto colonião brasileiro e os bares e restaurantes ao redor da igreja de São Pedro.

FOTO  TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO PATIO DE SÃO PEDRO NO BAIRRO DE SÃO JOSÉ NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL
FESTA DE SANTO CRISTO DE IPOJUCA 
É uma festa de conteúdo religioso realizada no litoral sul de Pernambuco, na cidade de Ipojuca. A mesma cidade onde fica a mais bela praia do Brasil e a segunda melhor praia do mundo. Escolhida assim por mais de dez anos a belíssima praia de Porto de Galinhas. Nesta festa vem pessoas de outros estados do nordeste do Brasil como por exemplo Alagoas, Paraíba, e Rio Grande do Norte.A festividade é realizada na igreja de Santo Antônio também em Ipojuca.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM PORTO DE GALINHAS IPOJUCA PERNAMBUCO BRASIL 
LEVADA DE SÃO GONÇALO
Festa tradicional e secular do qual é realizada a missa, e onde é levada a imagem de São Gonçalo, para a igreja de Nossa Senhora das Dores em Nova Cruz em Igarassu litoral norte de Pernambuco, a 33 km do Recife. Recomendamos que quando tiverem oportunidade, deem uma passada no Sítio Histórico de Igarassu, pois lá verão coisas extraordinárias sobre a história do Brasil, e conheceram melhor como se desenvolveu a economia açucareira desde a época colonião.

FESTA DE SÃO GONÇALO
Festa realizada nas águas do mar, com vários barcos onde é realizada a procissão marítima. Que leva de volta a Itapissuma a imagem de São Gonçalo, depois de um  período de permanência 8 dias na igreja de Nossa Senhora das Dores em Igarassu.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO SÍTIO HISTÓRICO DE IGARASSU LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO BRASIL 

FEVEREIRO 
017  

CARNAVAL 
O carnaval de Pernambuco é conhecido mundialmente como o melhor Carnaval do Brasil !. Desde a capital até o interior. Cada cidade tem sua própria característica. De modo que a realização das  festividades, fazem das cidades  um referencial se tratando da cultura local e de seus moradores.  

Em Olinda temos os Bonecos Gigantes, os blocos de rua , o Bacalhau do Batata, o bloco do Elefante os Maracatus , Afoxés , a Ciranda , o Homem da Meia noite etc, e um dos ritmos ou o ritmo predominante é o Frevo.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM OLINDA LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO BRASIL 

Na capital Recife temos o principal referencial do Carnaval pernambucano no mundo. O Galo da Madrugada. Que em seu estandarte levar mais de um milhão de pessoas todos os anos, a dançarem no ritmo de Frevo. No Recife antigo temos os Caboclinhos, os Maracatus, bandas de Samba pernambucano, Ciranda e muito mais.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO GALO DA MADRUGADA NO RECIFE PERNAMBUCO BRASIL 

No interior de Pernambuco na cidade de Vitória de Santo Antão temos os blocos familiares, e os blocos da Bicharada, e Maria bonita. No bloco da Bicharada as pessoas andam fantasiadas de animais, e o Maria Bonita de cangaceiros. Já em Bezerros no Agreste pernambucano os principais personagens são os Papangus. Que são homens mascarados andando pela cidade comendo angu( comida tipica da região nordeste do Brasil feita de milho) e com roupas muito coloridas de grande diversidade com mascaras de diferentes tipos.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO  EM VITÓRIA DE SANTO ANTÃO PERNAMBUCO BRASIL 
MARÇO 
02 DATA MAGNA 

FESTA DE SÃO JOSÉ
Festa realizada em homenagem ao santo padroeiro de muitas cidades do interior pernambucano. E que esta ligada as atividades dos moradores rurais das regiões do agreste sertão e zona da mata. As atividades são realizadas no dia 19.E em suas manifestações de fé são realizadas missas, novenas e procissões em homenagem ao santo.Depois das missas são realizados Shows com barracas com comidas, muita música e parques de diversão, Entre as cidades do agreste que são destaque desta festividade esta a cidade de Bezerros.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM BEZERROS NO AGRESTE DE PERNAMBUCO BRASIL 
  Recomendamos quem passar alguns dias na cidade de Bezerros procurar a secretaria de cultura e turismo da cidade, pra fazer uma caminhada, na Serra Negra. Pois vera uma paisagem maravilhosa, do agreste pernambucano. E poderá ver do alto algumas cidades vizinhas como por exemplo Cumaru que esta localizada a 110 km da capital Recife.

ABRIL
Paixão de Cristo do Recife é uma encenação religiosa da passagem bíblica de Jesus Cristo que é encenada no Marco Zero da cidade do Recife. Em cada cidade tem sua Paixão de Cristo sendo realizadas no més de Abril.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO NO MARCO ZERO NA CAPITAL RECIFE EM PERNAMBUCO BRASIL
Algumas que se destacam são a cidade do Paulista no litoral norte de Pernambuco a 19 km da capital Recife e em Brejo da Madre de Deus, que tem o maior teatro a céu aberto do Brasil. Um grande espetáculo que esta localizado na região Agreste a 199 km da Capital Recife.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM JARDIM PAULISTA NA CIDADE DO PAULISTA LITORAL NORTE DE PERNAMBUCO BRASIL




sexta-feira, 23 de outubro de 2015

CIDADE DE MORENO UM PEDACINHO DO INTERIOR NA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA IGREJA MATRIZ DE MORENO PE
Existem cidades em Pernambuco, que desde a primeira vez que colocamos os nossos pés, nos apaixonamos. Uma vez fui fazer uma pesquisa de campo numa cidade do interior. Mas, que fica no final da região metropolitana do Recife. Sai pelo período da tarde. E me encaminhei para essa viagem, seguindo de metrô. Fui até a estação terminal da cidade de Jaboatão dos Guararapes. Para de lá, pegar um ônibus, em sentido a outra cidade.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO INDO EM DIREÇÃO A CIDADE DE MORENO E SAINDO  DE JABOATÃO DOS GUARARAPES  PE 

Depois de chegar na estação. Subi a passarela, e passando pela catraca cheguei na parte superior, onde ficam os ônibus. Com outros passageiros aguardei no máximo uns 10 minutos. E subi no ônibus chamado Jaboatão Moreno. Que nos levou para a cidade de Moreno, que fica a aproximadamente 30 km da cidade do Recife, e uns 8 minutos de Jaboatão dos Guararapes. Foi uma viagem curta mas agradável. Vi pelo caminho pequenas e grandes propriedades rurais, pessoas caminhando na estada, uns relevos com canaviais, os antigos trilhos dos trens de ferro, e pequenas casas próximas da estrada.
FOTO DO CANAVIAL TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO EM JABOATÃO DOS GUARARAPES INDO SENDO A CIDADE DE MORENO PE   
Passamos por baixo das placas de divisa das duas cidades. E me apaixonei com a tranquilidade, paz ,  harmonia, clima agradável e hospitalidade de uma tipica cidade do interior. Mas que esta localizada ainda, na região metropolitana. Caminhei pela cidade  observando um pouco da rotina dos moradores. Os jovens sentados nas praças, depois de terem saído das escolas. Os mais idosos conversando nos bares e praças, e as igrejas cheias de pessoas manisfestando sua fé. Onde passava as pessoas me cumprimentavam, como se eu foce morador de lá. E foi assim que me sente. Como morador da cidade. Quando imaginava morar numa cidade e constituir família, era uma cidade assim que vinha em minha mente. Como ideal para se morar  e conviver com outras pessoas. Depois de ter visto como a cidade é linda, decide voltar outras vezes pois sente grande saudade da mesma.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DA ESTRADA E DA PLACA DE DIVISA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES COM MORENO 
Outra vez fui para a cidade de Moreno. Mas desta vez levei uma amiga, que estava querendo se mudar da para quem sabe, um lugar mais tranquilo. Dai dei a humilde sugestão de vir comigo para a cidade de Moreno. Para assim talvez encontrar uma casa, que pode se ser do agrado dela. Quando chegamos na cidade ela ficou fascinada com a beleza, tranquilidade e hospitalidade do povo.
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO LADO DIREITO DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE MORENO 
Almoçamos num restaurante perto da igreja matriz da cidade, uma que fica numa subida. Depois de termos saído do restaurante. Caminhamos para a frente da igreja. Para conversarmos e tirarmos umas fotos.E ela desabafou, que o contrato dela com a empresa do qual trabalhava tinha terminado. E não sabia oque fazer.Como sou um homem de fé, e graças a Deus faço oque posso pelas pessoas das quias amo, e me importo. Falei que oraria por ela. Mas sabia que por ela ser uma boa pessoa, aconteceria um milagre. Mais ou menos quatro minutos depois. Ela caminhou para perto de uma pequena arvore. Que ficava do lado esquerdo da igreja. E me pediu para tirar umas fotos dela lá.

Quando pequei minha câmera o celular dela começa a tocar. Ela ficou conversando com uma pessoa que aparentemente dava a entender que se tratava de uma mulher. Eu fiquei de uma certa distancia observando, e respeitando a conversa que ela estava tendo pelo celular, com a pessoa. Quando terminou a conversa, ela me abraçou e me agradeceu. Pois esta mulher que efetuou a ligação lhe fez uma proposta de emprego.Dai olhei para cima e fiquei observando a igreja e dei um sorriso de alivio e agradecimento. Pois graças a Deus agora ficaria tudo bem. Ela não achou uma casa do qual procurava na cidade. Mas retornou para casa mais aliviada e tranquila. Pois sabia que as coisas iriam melhorar, e retornou para casa com um certo carinho pela cidade.E um tempo depois ligou me falando que encontrou uma nova casa e que estava muito bem lá.

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO MERCADO PUBLICO DE MORENO PE
Em outra oportunidade, fiz uma caminhada. E decide com outra amiga que em algumas oportunidades viajava comigo, comprar uns presentes para as filhas dela. Dai pensei num ótimo lugar para isso que é o mercado publico da cidade de Moreno.Lá se encontra praticamente de tudo para casa, como utensílios domésticos, roupas, calçados, brinquedos , equipamentos para trabalhos na cidade e no campo,chás, alguns animais como galinhas, patos e periquitos, chapéus, ursos de pelúcia, ração animal e alguns bares e restaurantes.

E pessoal temos um projeto, de uma escola e estamos precisando de doações. Quem puder nos ajudar, não precisa ser necessariamente com dinheiro. Estamos recebendo como doação livros,estantes, prateleiras,cadeiras, mesas, quadros,e estamos em especial,estamos precisando do espaço físico. Se puderem nos ajudar, entrem em contato. Serão dadas aulas de :desenho,pintura, serigrafia, animação, noções administrativas,história geral, história do Brasil, história do nordeste, história de Pernambuco, inglês, francês, espanhol e libras. As aulas serão apenas nos sábados. Das 9 horas da manhã até as 17 horas. Muito obrigado aos que puderem ajudar e fiquem todos com Deus.




terça-feira, 29 de setembro de 2015

O BELÍSSIMO PALÁCIO CAMPO DAS PRINCESAS

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO PALÁCIO DO CAMPO DAS PRINCESAS
Continuamos na Praça da República admirando os monumentos arquitetônicos de grande beleza que se encontram ao nosso redor. E observamos os pais trazerem seus filhos para brincarem nos dias que não tem aula, e se divertirem com os mesmos.

Eu costumava vir aqui para relaxar sempre que podia depois de fazer uma caminhada. E imaginava como seria se eu foce pai trazer meus próprios filhos para este lugar . Um lugar com uma bela praça, com pássaros cantando ao redor e voando por cima de nossas cabeças. Um lugar que respira história, onde se encontra um belíssimo teatro . Um lugar onde princesas brincavam, e onde uma arvore serviu supostamente de inspiração  para um conto infantil. Um lugar  que tem palácios onde o imperador descansou com sua família. Este lugar maravilhoso existe e se encontra na cidade do Recife. E um deses belíssimos palácios é o Palácio Campo das Princesas.

O  Palácio Campo das Princesas foi idealizado desde de 1786. Mas teve sua criação em 1841, por Francisco do Rego Barros governador na época. Seu engenheiro foi Firmino Herculano de Morais Âncora, e o palácio  esta localizado onde chamamos na atualidade de Praça da República, que também tem o Teatro de Santa Isabel uma maravilhosa construção também idealizada por Francisco do Rego Barros. O palácio passou por uma reforma em 1859 em suas instalações para hospedar o imperador Dom Pedro II e sua família. Por ter fortes relações com o imperialismo  da família real portuguesa, o palácio acabou por receber o nome do qual é chamado até hoje. Pois segundo consta quando Dom Pedro II esteve hospedado aqui em Pernambuco, com a imperatriz Dona Teresa Cristina de Bourbonduas Sicílias e as filhas por causa do jardim que as meninas brincavam, acabou por receber o nome de Campo das Princesas em homenagem as meninas .



domingo, 19 de julho de 2015

TEATRO DE SANTA ISABEL UMA MARAVILHA DA ARQUITETURA FRANCESA PERNAMBUCANA

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO TEATRO DE SANTA ISABEL NO RECIFE PE
Caminhamos pela ponte Buarque de Macedo saindo do Recife Antigo. E chegamos na praça da República no bairro de Santo Antonio.Vemos as palmeiras, as estatuas de deusas da mitologia que ficam ao redor da praça, o bosto do conde príncipe Nassau, e um teatro de linda arquitetura datada do século XIX do período neo clássico. Com om cenário belíssimo ao seu redor e de clima agradável, nas margens dos rios Capibaribe e Beberibe. Com as garças voando sobre a praça, e a bela imagem de um teatro publico rosado, de influência francesa na cidade do Recife. O Teatro de Santa Isabel é um dos mais belos monumentos existentes no bairro de Santo Antonio.

O teatro de Santa Isabel teve seu tombamento no ano de 1949 no més de outubro. E sua inauguração foi realizada no ano de 1850. Sendo um dos mais conhecidos da cidade do Recife. E um dos 14 teatros tombados como patrimônio histórico e artístico do Brasil. Com a proposta de tornar o aspecto arquitetônico da cidade do Recife com uma estética mais europeia,o presidente da província Francisco do Rego Barros se encarregou de transformar a cidade, que tinha ainda traços característicos de uma colonia portuguesa em pernambuco. Assim pontes foram construídas e prédios com o intuito de trazer um aspecto mais moderno, e dar maior valorização a capital da província e dar mais valor a cultura.

Com isso durante sua administração de 1837 a 1844 Francisco do Rego Barros que depois passou a ser chamado pelos moradores do Recife como Conde da Boa Vista, achou extremamente importante que foce construído um teatro publico. Com o intuito de um refinamento cultural, e dos hábitos cotidianos.Como um centro voltado para uma diversão, com aspectos mais apropriados. já foram e são realizados no teatro comedias, dramas, concertos óperas e solenidades. Que tem um cenário neoclássico como moldura para os espetáculos realizados no mesmo. O arquiteto foi o francês Louis Legér Vauthier que tem um monumento em sua homenagem em frente ao teatro localizado na Praça da República no mesmo bairro. Depois que o a lei número 74 foi feito assinada por Francisco do Rego Barros antes  tinha o titulo de Barrão , depois Visconde e depois Conde da Boa Vista por ter uma visão inovadora dos potenciais que a cidade do Recife poderiam proporcionar. Assim foi feito o teatro. Por na época da construção não ter mão de obra espacializada, foi preciso trazer pessoas qualificadas vindas da Europa, para assim poder ser realizada as inovações da cidade. Lois Vauthier por exemplo chegou aqui na cidade do Recife em 1840 com muitos operários,  técnicos e matemáticos.

O teatro recebeu este nome para homenagear a princesa Isabel. E sua beleza pode ser vista de uma longa distancia, por se encontrar num lugar privilegiado aos olhos de todos que caminham pela cidade. O mesmo receberia o nome de Teatro de Pernambuco durante o período que a obra estava sendo realizada.Mas antes de sua inauguração repensaram e mudaram de nome para o que tem atualmente.O lugar escolhido foi uma ilha, que tem ao seu redor mangues. Por isso o seu solo era coberto de areia e isso fez com que planos arquitetônicos muito bem elaborados focem feitos para este tipo de solo. O imperador Dom Pedro II esteve no teatro e foi homenageado no mesmo em seu aniversário e também grandes nomes de importância nas artes e na literatura e politica estiveram na cidade do Recife como por exemplo Ana Pavllowa bailarina russa, Joaquim Nabuco abolicionista pernambucano, Castro Alves, Procópio Ferreira e muitos mais.


FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO TEATRO DE SANTA ISABEL NO RECIFE PE
FONTES DE PESQUISA : PESQUISA DE CAMPO ,WIKIPEDIA , LIVROS DIDÁTICOS DO ESTADO DE PERNAMBUCO. 

domingo, 12 de julho de 2015

UMA HUMILDE HOMENAGEM DO VER PERNAMBUCO + A CIDADE DO PAULISTA

FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO BAIRRO DE JARDIM PAULISTA EM PERNAMBUCO 
Nasce na cidade do Recife. Mas fui morar no litoral norte de Pernambuco muito cedo. Morei numa cidade que as pessoas são muito trabalhadoras, esforçadas e privilegiadas por morarem numa cidade linda bem localizada no litoral . E com uma história magnifica cheia de vitórias, conquistas e grandes realizações. Com suas industrias de tecido, Regia a economia numa época que ainda se dependia em alguns pontos da cana de açúcar. Com o progresso a cidade cresceu. E com ela novos bairros e industrias surgiram. Em seus pontos turísticos que não são poucos, se descobre a influência dos holandeses e como foi sua chegada ao nosso estado. Vemos em nossa caminhada pela história da cidade do Paulista o Forte de Pau Amarelo no litoral. Na parte centro da cidade esta localizada a igreja de Santa Isabel de Portugal com seus belos tijolos marrons de frente para a entrada da cidade. E por estes e muitos outros motivos que não da para se numerar nós do Ver Pernambuco + homenageamos os nossos amigos e todos os moradores da cidade do Paulista.

Parabéns cidade do Paulista por seus 80 anos.

domingo, 10 de maio de 2015

PRAÇA DA REPÚBLICA DE UM BELO PASSADO E DE UM PRESENTE BELÍSSIMO

Foto tirada por Francisco Monteiro na Praça da República em Recife Pernambuco.
Depois de termos feito uma caminhada pelo Recife Antigo, na ilha de Antônio Vaz hoje um bairro do Recife. Caminhamos para a segunda ilha do Recife. E paramos pra  observar as palmeiras, as estatuas e a magnifica arquitetura da época colonião do Brasil. Respiramos o ar vindo do oceano Atlântico, e vemos os pais trazerem seus filhos, para aprenderem a andar de bicicleta e brincarem no clima agradável da praça também vemos familiares fazerem piquenique. No natal vemos os presépios em tamanho natural. E casais de namorados, o ano todo se encontrando. Os pássaros catam ao nosso redor. E as pessoas param para relaxar, depois de saírem ou no horário do almoço, de seus trabalhos. Alguns grupos de tribos urbanas, e religiosos fazem suas reuniões, e trazem novos amigos para conhecer essa parte extremamente importante da cidade do Recife. Não só por sua importância histórica. Mas também por ser um lugar de interação entre as pessoas, que lá vistam. E os turistas que procuram novos pontos históricos, em quanto estão aqui na cidade do Recife. Esta praça tão linda que nos leva a um passado magnifico e um presente maravilhoso é a Praça da República.
Foto tirada por Francisco Monteiro na Praça da República no Recife PE.


Apraça da República esta situada numa área privilegiada da cidade do Recife. Tendo em suas proximidades, muitos monumentos históricos da época colonião do Brasil. Que remontam da época desde os holandeses até Dom Pedro II. Ela esta localizada no bairro de Santo Antônio. Ao norte do Marco Zero do Recife, onde esta a ilha de Antônio Vaz. Tendo em suas margens os Rios, que fazem desta parte da Cidade do Recife também uma ilha.
Situadas na praça, estão estátuas de personagens da Mitologia. Estas são imagens de figuras femininas. Ou seja deusas que circulam o centro da praça. E são estas as deusas
Foto tirada por Francisco Monteiro na Praça da República no Recife PE.

O BAOBÁ DA PRAÇA DA REPÚBLICA DO RECIFE 
A cidade do Recife não tem só o título de cidade com mais lendas urbanas do Brasil, ou Veneza brasileira. Também é chamada de a cidade dos baobás fora da Africa. Pois são inúmeras estas árvores em muitos bairros do Recife.Esta linda árvore considerada sagrada, e trazida pelos africanos ocupa um papel importante nas religiões de povos afro descendentes que residem em Pernambuco. Dizem que esta árvore que esta localizada na Praça da República, sérvio de inspiração para o escritor e aviador Antoine de Saint do clássico infantil da literatura francesa O Pequeno Príncipe. Dizem que o autor ao passar pelo Recife viu esta árvore, e se inspirou nela pra colocar essa árvore no seu conto infantil. No Recife se comemora o dia do Baobá que é dia 19 de junho. E são realizados passeios pela cidade, para conhecer os  roteiros onde estas arvores estão localizadas e 13 destas são tombadas como patrimônio . 
FOTO TIRADA POR FRANCISCO MONTEIRO DO MONUMENTO DO ARQUITETO FRANCÊS LOUIS  LÉGER  VAUTHIER NA PRAÇA DA REPÚBLICA PE.

Vauthier foi um arquiteto e politico francês vindo para Pernambuco e que estando aqui deu sua contribuição em grandes obras  arquitetônicas da cidade do Recife. Veio para Pernambuco em 1834 ( século XIX ), com muitos matemáticos , engenheiros topógrafos e construtores de estruturas hidráulicas e pontes . 
Diana deusa da caça.
Foto tirada por Francisco Monteiro na Praça da República no Recife PE.

A deusa protetora do casamento e das mulheres e rainha do Olimpo Juno,Ceres deusa da Fertilidade,Minerva deusa das ciências e artes , Flora deusa das flores, Têmis, Vesta, Níobe, as deusas da justiça e Diana de Gabies.

A Praça da República passou muitas mudanças. Tanto em sua instrutura, como em seu nome.Na época em que os holandeses estavam em Pernambuco o conde Nassau fez ali seu palácio chamado de  Palácio de Friburgo ou Palácio das Torres.

HISTÓRIA
A Praça da República de hoje não lembra em praticamente nada seu início quando em seu lugar exista o palácio do conde Nassau. Construído a mando do mesmo quando estava residindo e governo Pernambuco no tempo em que os holandeses tinham domínio no nordeste do Brasil. O palácio era chamado de Palácio de Friburgo ou Palácio das Torres que foi demolido em 1769 ,( século XVIII ) neste mesmo lugar ficava o primeiro zoobotânico do Brasil.Teve projeto de jardim de Émile Béranger em 1875 e Burler Max 1936. Assim a pois a demolição do palácio foi chamado de Campo do Palácio  Velho e Quando a administração da capitania de Pernambuco ficou por lá passou a ser chamado de Campo do Erário tempos depois em 1817 foi chamada de Campo da Honra.